Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Anão de jardim viaja pelo mundo mostrando a ação da gravidade

Kern viaja pelo mundo inteiro para subir na balança





.
Do Peru a Mumbai e do México a Sydney, um anão de jardim chamado Kern viaja pelo mundo inteiro, subindo na balança por onde quer que vá, uma experiência que demonstra que a gravidade terrestre não é exercida em todos os lugares com a mesma intensidade. O anão com seu chapéu azul pontiagudo pesou em Mumbai, Índia, 307,56 g enquanto seu peso na Antártida foi de 309,82 g.
O projeto é financiado por um fabricante alemão de pesos de precisão, que queria fazer publicidade de seus produtos com a viagem do anão. Mas o périplo permite medir as variações da gravidade terrestre que afetam a massa de Kern. "A maioria das pessoas não tem consciência de que a gravidade terrestre varia levemente segundo o local onde se está. A principal razão é a forma do nosso planeta", explicou em comunicado de imprensa o coordenador da experiência, Tommy Fimpel.
A forma da Terra, parecida a um esferoide achatado nos pólos, faz com que os corpos pesem até 0,5% a mais ou a menos em função do local da superfície terrestre onde se está, explicou. A viagem de Kern, que por onde quer que vá é fotografado, o levará em breve a Snolab, centro canadense consagrado ao estudo de partículas elementais, situado dois quilômetros debaixo da superfície da Terra, o que faz dele o laboratório mais profundo do mundo.
Depois Kern visitará o Grande Colisor de Hádrons (LHC), o maior acelerador de partículas do mundo, no Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN), em Genebra, Suíça. A viagem ao redor do mundo de Kern, seu peso e seu álbum de fotografias podem ser consultados no site http://www.gnomeexperiment.com/.
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI5675280-EI238,00-Anao+de+jardim+viaja+pelo+mundo+mostrando+a+acao+da+gravidade.html

0 comentários:

Postar um comentário