Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Saiba como você seria se fosse uma abelha

.
Quarenta mil mulheres vivendo juntas na mesma casa! Já pensou? Esta pode ser a realidade de uma colmeia, na qual a maioria dos moradores é fêmea.

O alimento predileto das abelhas é o néctar das flores. Ao fazer sua refeição, elas espalham o pólen que sai das flores e, com isso, ajudam na reprodução das "cheirosas". O mel é uma forma que esses animais descobriram para conservar melhor o néctar.

Mas nem todas as espécies de abelhas fazem mel. E nem todas vivem em colmeia. Na verdade, a maioria delas tem outras casas: pode ser um túnel no chão ou um buraco no tronco de uma árvore.

Esses bichos alados têm cinco olhos: três simples e dois compostos, formado por 150 pequenas estruturas. Conseguem ver algumas cores e têm olfato aguçado, o que ajuda a encontrar flores.

As abelhas são capazes de "conversar" umas com as outras. Os cientistas observaram que esses animais saem em busca de comida e, quando acham, voltam ao encontro de suas companheiras e "contam" para que direção elas devem seguir.

É a forma como "dançam" durante o voo que expressa onde está a comida. Se ela estiver próxima, a abelha voará em círculos para direções diferentes. Mas como os cientistas sabem disso? Será que eles falam "abelhês"?


Mundo afora
Há cerca de 20 mil espécies de abelhas conhecidas, das quais 1.500 vivem no Brasil. São encontradas em todos os continentes, exceto na Antártida.

Tamanho não é documento
Há abelhas de tamanhos variados. As menores chegam a uns 2 milímetros; as maiores, a cerca de 40 mílímetros (veja na sua régua o que isso significa).

Ovos e mais ovos
O número de ovos que uma abelha coloca varia muito de acordo com a espécie: pode ir de 25 ovos até 20 mil em um só dia.
.
http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/1043043-saiba-como-voce-seria-se-fosse-uma-abelha.shtml

0 comentários:

Postar um comentário