Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Nasa descobre pela 1ª vez moléculas de carbono em estado sólido

O telescópio espacial Spitzer, da Nasa, detectou a forma sólida das buckyballs no espaço pela primeira vez


.
Astrônomos da Nasa, a agência espacial americana, descobriram pela primeira vez esferas microscópicas de carbono em estado sólido, encontradas antes somente em forma de gás no espaço. As moléculas sólidas de carbono são chamadas de buckyballs e foram identificadas por meio de dados de do telescópio espacial Spitzer.
Os cientistas acreditam que estas são as maiores moléculas presentes no espaço. Compostas de 60 átomos de carbono arranjados em uma esfera oca, tal como uma bola de futebol, elas foram obtidas pela primeira vez em laboratório há 25 anos.
No espaço, o primeiro reconhecimento se deu por meio do Spitzer em 2010, mas sob forma de gás. O telescópio identificou as moléculas em uma série de diferentes ambientes cósmicos e foi capaz de encontrar as moléculas em quantidades assombrosas - o equivalente em massa a 15 luas da Terra -, na galáxia Pequena Nuvem de Magalhães.
A recente descoberta das buckyballs significa que grandes quantidades destas moléculas devem estar presentes em alguns ambientes estelares para se ligar e formar partículas sólidas. "Esse resultado sugere que as buckyballs são ainda mais difundidas no espaço do que os resultados anteriores mostraram", disse Mike Werner, cientista do projeto Spitzer, da Nasa. "Elas podem ser uma importante forma de carbono, um elemento essencial para a vida por todo o cosmo", afirmou.
As moléculas receberam este nome pela semelhança da criação do arquiteto Buckminster Fuller, que foi o idealizador do domo geodésico - estrutura que possui círculos interligados na superfície de uma esfera parcial.
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI5628529-EI301,00-Nasa+descobre+pela+vez+moleculas+de+carbono+em+estado+solido.html

0 comentários:

Postar um comentário