Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Cientistas decifram DNA de homem extinto a partir de dedo

Pesquisadores do Instituto Max Planck, na Alemanha, decodificaram o genoma de um hominídeo extinto. A pesquisa utilizou o dedo de um desses homens descoberto na caverna de Denisova, na Sibéria. Segundo os pesquisadores, essa é a espécie de hominídeo mais próxima do humano moderno, ao lado dos Neandertais.
Os pesquisadores usaram menos de 10 miligramas de osso do dedo e cada posição do DNA foi sequenciada cerca de 30 vezes. Em um estudo anterior, publicado em 2010, cada posição foi escaneada duas vezes. A nova pesquisa dá mais detalhes e pode permitir que os cientistas entendam melhor não apenas essa espécie extinta, mas também nós mesmos.
"Nós cobrimos as sequências não repetitivas de DNA tantas vezes que temos menos erros que a maioria dos genomas dos humanos atuais", diz Matthias Meyer, que desenvolveu a técnica de sequenciamento de DNA que foi utilizada. Os cientistas afirmam que o resultado é tão detalhado que é possível, por exemplo, que é possível distinguir o que o indivíduo herdou do pai e da mãe.
"Nós temos esperança de que os biólogos sejam capazes de utilizar este genoma para descobrir mudanças genéticas que foram importantes no desenvolvimento da cultura e tecnologia moderna, e que possibilitaram ao humano moderno deixar a África e rapidamente se espalhar pelo mundo, 100 mil anos atrás", diz o pesquisador Svante Pääbo.
O grupo de pesquisadores pretende divulgar um artigo no final do ano que descreve a pesquisa e que, segundo eles, será gratuito. O genoma está disponível para download no site (em inglês) www.eva.mpg.de/denisova.
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI5602565-EI8147,00-Cientistas+decifram+DNA+de+homem+extinto+a+partir+de+dedo.html

0 comentários:

Postar um comentário