Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Chineses descobrem criatura que pode ter precedido aranhas

Imagem computadorizada mostra como seria o "cacto andante"; idade da criatura era de 520 milhões de anos


.
Uma equipe de pesquisadores chineses encontrou o fóssil de uma criatura de 520 milhões de anos, apelidada de "cacto andante", que poderia ser o antepassado mais antigo descoberto até agora das atuais aranhas.

A bizarra criatura, com dez pares de patas articuladas e seis centímetros de comprimento, se chama Diania cactiformis e é o primeiro elo perdido conhecido entre os vermes e os artrópodos.

A Diania habitava o fundo marinho do que hoje é a província de Yunnan, na cordilheira do Himalaia e ao sudoeste do país asiático.


.
"A importância da Diania para a biologia é que os artrópodos são um dos grupos de animais invertebrados de maior sucesso e é muito bonito haver descoberto o que pode ser o animal mais primitivo deste grupo com patas articuladas", assinalou à agência de notícias Efe Jianni Liu, líder da equipe de pesquisa conjunta entre a Universidade de Freie, na Alemanha, e a do Noroeste da China, em Xian.

Liu acrescentou sobre a descoberta: "É importante porque apresenta evidências que os artrópodos evoluíram a partir dos lobopódios". Isto é, os antepassados dos vermes, cujos registros fósseis se remontam ao período Cambriano.

Os corpos brandos dos extintos lobopodios eram formados por segmentos e suas patas costumavam acabar em uma unha em seus extremos.

O fóssil da Diania cactiformis foi descoberto em 2006 durante uma prospecção no distrito de Chengjian, em Yunnan, e poderia ser o membro mais evoluído dos lobopodios ou mesmo o primeiro artrópodo, que atualmente represente mais de 80% dos espécies vivas.

A doutora Liu acaba de publicar na revista "Nature" a tese na qual ela e sua equipe estiveram trabalhando. O artigo trata da habilidade que Diania tinha de se deslocar e saltar com agilidade.

A equipe acredita que alguns dos apêndices da Diania evoluíram até se transformar em articulações que deram mais capacidade de sobrevivência aos artrópodos

.
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/881094-chineses-descobrem-criatura-que-pode-ter-precedido-aranhas.shtml

Macaco se lava com urina para atrair fêmea, diz pesquisa

Estudo recém-publicado mostra que macacos-prego usam urina para atrair fêmeas e mostrar que estão disponíveis


.
Um estudo recém-divulgado afirma que os macacos-prego esfregam urina na pele como uma tática para atrair a fêmea da espécie.

A pesquisa, divulgada na publicação especializada "American Journal of Primatology", mostra que os cérebros de fêmeas dos capuchinos ficam mais ativos quando elas sentem o cheiro de urina de machos maduros sexualmente.

A conclusão dos autores do estudo é que os macacos usam a urina para atrair as fêmeas e mostrar que estão disponíveis.

3 CAM

Estudo recém-publicado mostra que macacos-prego usam urina para atrair fêmeas e mostrar que estão disponíveis
"Como as fêmeas macacos-prego solicitam mais ativamente os machos quando estão férteis, concluímos que o banho de urina dos machos fornece a informação química que as fêmeas precisam a respeito de seu status sexual ou social'', disse à BBC a primatóloga Kimberley Philips, da Trinity University, em San Antonio (EUA).

Vários símios, entre eles os bugios e os macacos-esquilo, utilizam a prática de urinar na palma da mão e, em seguida, esfregam a urina nos pés e no traseiro.

Até então, cientistas especulavam sobre os possíveis motivos do ''banho de urina'' a que os macacos se submetiam. Entre as hipóteses levantadas estava a de manter a temperatura do corpo ou permitir que cada um se identificasse a partir do cheiro.

CÉREBRO

A pesquisa, afirma a primatóloga, mostra que quando solicitados pela fêmea, os adultos do sexo masculino aumentam os banhos de urina.

A pesquisa realizada por Kimberley Philips e outros pesquisadores se valeu de scanners de ressonância magnética que acompanharam a reação do cérebro das fêmeas e as modificações que eles sofriam após farejarem a urina dos machos adultos e mais jovens.

Como os machos adultos são sexualmente maduros, eles expelem uma maior concentração de hormônio masculino testosterona em sua urina.

A concentração de testosterona também está ligada ao status social do animal. Machos com status mais elevado em comparação com os demais tendem a produzir mais testosterona.

''O cérebro da fêmea de macaco-prego tende a reagir de maneira diferente em relação à urina dos adultos machos e à dos machos mais novos'', afirmou Kimberley Philips.

''Nós acreditamos que isso é usado como uma forma de comunicação para passar status social ou sexual.''

A pesquisadora disse ser surpreendente que os macacos capuchinos utilizam tais procedimentos, uma vez que a espécie não é conhecida por se comunicar através do olfato.


.
http://www1.folha.uol.com.br/bbc/880434-macaco-se-lava-com-urina-para-atrair-femea-diz-pesquisa.shtml

Concurso premia a beleza por trás da ciência

Concurso Wellcome Image Awards premia imagens feitas por médicos e cientistas; na foto, perna de um besouro


.
Imagens de uma perna de besouro, da retina de um peixe e de um embrião de rato estão as fotografias vencedoras do Wellcome Image Awards 2011.

O concurso premia as imagens mais informativas, impressionantes e com melhor qualidade técnica produzidas por médicos e cientistas.


.

A Fundação britânica Wellcome, que promove o concurso, controla o Wellcome Images, um dos maiores arquivos de imagens médicas do mundo, com mais de 180 mil documentos entre manuscritos, livros raros, pinturas e raios-X de décadas passadas até os tempos atuais.

As 21 imagens vencedoras da edição da 2011 ficarão em exposição na galeria Wellcome Collection, no norte de Londres, até 10 de julho.

.
http://www1.folha.uol.com.br/bbc/880523-concurso-premia-a-beleza-por-tras-da-ciencia.shtml

Acelerador LHC dará força a teoria unificadora da física

Edward Witten no Instituto de Física Teórica da Unesp, em São Paulo, defende teoria das supercordas


.
O físico e matemático americano Edward Witten é hoje um dos principais nomes da teoria das cordas: uma ideia antiga da física que afirma que as menores unidades formadoras da matéria e da energia (incluindo a luz) são cordas vibratórias.

Apesar de ainda não ser comprovada, já que as cordas nunca foram "vistas", Witten aposta que a teoria terá avanços significativos nos próximos anos, informa reportagem de Sabine Righetti (a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL).

O cientista ficou conhecido internacionalmente ao encabeçar uma revolução recente na física teórica. Ele e seus colegas uniformizaram cinco variantes das cordas, em 1995, ao criar a "teoria M", considerada a versão mais robusta da ideia.
.
Enquanto esteve no Brasil para um curso no Instituto de Física Teórica da Unesp (Universidade Estadual Paulista), Witten disse que os aceleradores de partículas, como o LHC, poderão validar a teoria em breve --um grande passo para uma visão definitiva das leis que regem o Universo.

Folha - O sr. é hoje um dos principais nomes da teoria das cordas. Como explica as cordas e o fato de não haver ainda comprovação para ela?
Edward Witten - Na física moderna, há duas teorias importantes: a mecânica quântica, que trata dos átomos e das partículas subatômicas, e a teoria da relatividade, de Albert Einstein, que trabalha as grandes escalas do Universo. As cordas são uma tentativa de unir essas duas teorias a partir de um modelo único que descreva, com eficiência, as diferentes forças da natureza [a teoria das cordas descreve a formação da matéria ao afirmar que a menor unidade da matéria são "cordas" em movimento].

Mas há quem diga que as cordas são quase uma "profecia", já que não há dados experimentais sobre elas.
A teoria não tem nada de profética. Alguns cientistas não a entendem direito e não compreendem porque ela ainda não foi comprovada. Outras teorias da física, como a mecânica quântica, estão mais desenvolvidas. Só isso.

Essa comprovação virá pelos experimentos com os aceleradores de partículas?
A teoria das cordas tem mais de 40 anos, mas ainda faltam algumas explicações. Os aceleradores de partículas como o LHC [o acelerador de partículas mais potente do mundo, que fica em Genebra, na Suíça] podem explicar a natureza e revelar indícios de outras dimensões. Por isso, poderão contribuir para explicar as cordas.

As cordas [conforme postulado pela teoria] vibram em 11 dimensões, sendo três dimensões espaciais, a dimensão do tempo e outras tantas que não conseguimos perceber. Os aceleradores podem mostrar isso. Eu conheço alguns cientistas que trabalham no LHC, e temos mantido contato. Não acho que a comprovação da teoria venha em dez anos, como dizem por aí. Nem sei de onde veio a ideia de "dez anos". A comprovação pode vir antes.

A teoria também trata da origem da matéria. Por que existe uma obsessão para explicar o começo de tudo?
Porque isso é realmente fascinante. Há muitas perguntas sem resposta. É normal que a gente queira achar respostas, e existem muitas possibilidades sendo levantadas. Há físicos que dizem que o Universo está dentro de um buraco negro. Não há evidências suficientes para isso, mas a ideia faz sentido. Se o Universo estiver num buraco negro, ele será o máximo que você conseguirá enxergar. E, como os buracos negros são realmente muito grandes, sim, nós podemos estar dentro de um deles.

Leia ao texto integral na Folha desta quarta-feira, que já está nas bancas

.
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/879746-acelerador-lhc-dara-forca-a-teoria-unificadora-da-fisica.shtml

.

Maconha dá lição de jornalismo - Gilberto Dimenstein

Para ilustrar como está mudando o jeito de produzir e disseminar informações, um professor mostrou numa aula de jornalismo aqui em Harvard um site que, na prática, é uma bolsa de valores da maconha. Lá tem o preço da erva em centenas de cidades americanas, com uma divisão com base na qualidade. Essa "bolsa" só é possível porque milhares de pessoas voluntariamente decidiram cooperar.

A aula não era obviamente para estimular ninguém a fumar maconha, mas discutir como se lidar com novas tecnologias, que permitem a cada um publicar qualquer coisa. O relevante, agora que vemos como a internet é um dos ingredientes por trás das revoltas no Oriente Médio.

Estão surgindo projetos pela internet que deixam os poderes, qualquer poder, mais transparentes. Gostaria de compartilhar com você, leitor, alguns desses projetos que eu conheci e permitem acesso a formidáveis fatos.

É possível, por exemplo, acompanhar em tempo real uma votação ou discussão parlamentar e ver na tela todos os interesses de parlamentar e dos governantes que se relacionam com aquele assunto. Dá para ver quem dá dinheiro na campanha, quem deu presentes, quem são os lobistas envolvidos, e por aí vai.

Veja a lista dos sites no www.catracalivre.com.br
.
http://www1.folha.uol.com.br/colunas/gilbertodimenstein/882064-maconha-da-licao-de-jornalismo.shtml

Metade das escolas do país tem ensino religioso

"O que são as histórias da Bíblia? Fábulas, contos de fadas?", pergunta a professora do 3º ano do ensino fundamental. "Não", respondem os alunos. "São reais!"

A cena, numa escola pública de Samambaia, cidade-satélite de Brasília, precede aula sobre a criação do universo por Deus em sete dias. O colégio é um dos 98 mil do país (entre públicos e particulares) que ensinam religião. As informações são de reportagem de Angela Pinho publicada na edição deste domingo da Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL).

O número começou a ser levantado em 2009, no censo da educação básica feito pelo Inep (instituto ligado ao MEC). Ao todo, metade das escolas do país tem ensino religioso na grade curricular.

O fundamento está na Constituição, que determina que a disciplina deve ser oferecida no horário normal da rede pública, embora seja opcional aos estudantes. Escolas particulares não precisam oferecê-la, mas, se assim decidirem, podem obrigar os alunos a assistirem às aulas.

Não há, porém, uma diretriz nacional sobre o conteúdo --a lei proíbe só que seja feita propaganda religiosa e queixas devem ser feitas aos conselhos de educação.

Assim, Estados e municípios adotam formatos diversos. Uns põem religiosos para dar as aulas; outros, professores formados em história, pedagogia e ciências sociais.

É o caso do DF, onde a orientação é que não haja privilégio a um credo -embora a aula em Samambaia possa ser considerada controversa
.
http://www1.folha.uol.com.br/saber/881711-metade-das-escolas-do-pais-tem-ensino-religioso.shtml

Casal de ateus faz acordo e escola libera filhos de aula

Os gêmeos Marco Antonio, João Antonio leem em casa; familia fez acordo com escola para libera-los da aula de religião


.
Os pais de dois alunos de Pranchita, no interior do Paraná, fizeram um acordo com a direção da escola pública onde os filhos estudam para que eles deixassem de frequentar as aulas de religião.

Metade das escolas do país tem ensino religioso

A professora Eliane Lambert Junkes, 26, e o marido, o caminhoneiro Alberi Junkes, 40, são ateus e defendem o direito de os gêmeos, de sete anos de idade, não serem 'doutrinados' sobre a existência de Deus.

.
A mãe de Marco Antônio e João Antônio não admite que as aulas de ensino religioso comecem com uma oração nem que Deus seja tratado como uma entidade real e superior, que zela pela humanidade e tem poderes para julgar as ações dos homens.

O acordo foi feito no ano passado --as crianças foram às aulas por quase três anos-- e permitiu que, nesse horário, os meninos frequentem a biblioteca. Eliane diz que a decisão foi amigável.

'Não quero que eles sejam doutrinados a crer. Ninguém precisa ser bom na vida porque tem alguém superior olhando. As pessoas devem ser boas porque isso é correto', afirma a professora.

Eliane acredita que os filhos, quando amadurecerem, poderão adquirir conhecimento suficiente para decidir qual papel a religião terá em suas vidas.

'Quando eles crescerem, teremos condições de conversar melhor', diz.

HISTÓRIA DAS RELIGIÕES

A mãe dos garotos afirma que, se as aulas tivessem outro tipo de abordagem, como a história das religiões, não se oporia ao aprendizado.

'A história das religiões é importante para contar o processo de formação do homem. Jamais vou privar meus filhos do conhecimento, mas não é o que acontecia na escola', afirma.

Procurado pela Folha, o diretor da Escola Municipal Márcia Canzi Malacarne, Everaldo Canzi, declarou que não daria entrevista por telefone porque considera o tema 'complexo e amplo'.

Ele negou, no entanto, que as aulas tenham o objetivo de 'doutrinar' os alunos a crer e disse que a 'diversidade das crianças é respeitada'.

.
http://www1.folha.uol.com.br/saber/881732-casal-de-ateus-faz-acordo-e-escola-libera-filhos-de-aula.shtml

Venda de jogos e briga de casais crescem juntos no Brasil

Uma pesquisa da Brazil Quarterly PC Tracker, realizada pela empresa IDC, mostrou que o Brasil é o 4º maior mercado mundial para computadores. Só em 2010, foram mais de 13 milhões de unidades vendidas no país, um crescimento de 23,5% em relação ao ano anterior. Mas a notícia não agrada a todos: junto com as vendas, cresce o número de casais que se queixam de brigas recorrentes envolvendo os videogames ou outros tipos de jogos.

Alguns analistas começam a definir o comportamento: o tecnoestresse, ou o estresse oriundo do abuso das novas tecnologias, deixa as pessoas mais irritadas, menos atentas e com mais dificuldades de manter os laços afetivos. Para a psicóloga Heloisa Caldas, do Departamento de Psicologia Clínica da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, os games funcionam como um "esconderijo".

"As relações amorosas, de corpo presente, são mais profundas que as cibernéticas, mas são mais difíceis também", observa. "Por isso, acabam prejudicadas por esse mundo virtual, já que quando o casal se depara com os conflitos, o parceiro usa a tecnologia como mecanismo de fuga".

A estudante Liana Correia, 22 anos, diz que já perdeu a conta das vezes em que o namorado a deixou esperando por causa dos jogos eletrônicos. "Teve um fim de semana que a gente só brigou por causa dos jogos. Na segunda-feira, para compensar, ele me ligou marcando um jantar. Só que, no mesmo dia, apareceu um amigo na casa dele para jogar videogame e logo ele me dispensou", diz a estudante.

O psiquiatra da Universidade Federal Fluminense Jairo Werner afirma que o apetite sexual desses homens ainda está lá, o que muda é o objeto de desejo. "Essas pessoas substituem a vida sexual pela virtual. O parceiro, em vez de ir pra cama e deitar com a mulher, fica no computador jogando ou vendo pornografia. Ele não compartilha as fantasias com a parceira, se compromete com certas redes e vai procurando prazer em relações cibernéticas", diz o especialista.

Para o psiquiatra, a solução é buscar o diálogo e evitar confrontos. "As pessoas têm medo de falar o que sentem, receosas de se tornarem chatas. Mas elas acabam revelando o descontentamento de outra forma, com irritabilidade ou piadinhas que só agravam o problema. O ideal é sempre conversar".

O analista de sistemas Marcel Barbosa, 31 anos, que tem três videogames e mais de 200 jogos, conta que os equipamentos já foram foco de várias brigas com a namorada, mas hoje o casal se entende. "Chegamos a terminar por causa disso. Hoje eu reconheço quando exagero e ela também é mais flexível", diz. "Tem coisas que ela gosta de fazer que eu não gosto, é aí que aproveito para ficar jogando".
.
http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI4964674-EI15607,00-Venda+de+jogos+e+briga+de+casais+crescem+juntos+no+Brasil.html



.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Debate - Hitchens, Harris, Dennett vs Boteach, D'Souza - Legendas em Português

Parte 1. http://www.youtube.com/watch?v=cwfTtJaLrw4
Parte 2. http://www.youtube.com/watch?v=-Q12MTtwvTk
Parte 3. http://www.youtube.com/watch?v=uiHXWP02gMI
Parte 4. http://www.youtube.com/watch?v=wNpcAvjDMUA
Parte 5. http://www.youtube.com/watch?v=ofJpYrMcT_8
Parte 6. http://www.youtube.com/watch?v=-jTzyj36XiA
Parte 7. http://www.youtube.com/watch?v=TjCC5050fpw
Parte 8. http://www.youtube.com/watch?v=jJeIKFjkgDk
Parte 9. http://www.youtube.com/watch?v=Q2_PfMnABt4
Parte 10. http://www.youtube.com/watch?v=7xcI38PPEl8
Parte 11. http://www.youtube.com/watch?v=RDgKzcHOXgU
.

Concurso premia a beleza por trás da Ciência

Imagem mostra a parte inferior de um esparadrapo depois de usado para tratar um corte


.
Imagens de uma perna de besouro, da retina de um peixe e de um embrião de rato estão entre as fotografias vencedoras do Wellcome Image Awards 2011.
O concurso premia as imagens mais informativas, impressionantes e com melhor qualidade técnica produzidas por médicos e cientistas.
A Fundação britânica Wellcome, que promove o concurso, controla o Wellcome Images, um dos maiores arquivos de imagens médicas do mundo, com mais de 180 mil documentos entre manuscritos, livros raros, pinturas e raios-X de décadas passadas até os tempos atuais.
As 21 imagens vencedoras da edição da 2011 ficarão em exposição na galeria Wellcome Collection, no norte de Londres, até 10 de julho
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4961171-EI238,00-Concurso+premia+a+beleza+por+tras+da+Ciencia.html

Coração de camundongo recém-nascido se regenera, diz estudo

Acredita-se que as células cardíacas continuem a se replicar e se recompor durante um breve intervalo após o nascimento do camundongo



.
NEIL BOWDLER
Da BBC News
Cientistas americanos descobriram que os corações de camundongos recém-nascidos podem se regenerar, em um processo nunca visto entre mamíferos e divulgado por meio de um estudo nesta sexta-feira pela revista Science.
Os pesquisadores do Centro Médico Southwestern, da Universidade do Texas, autores da pesquisa, removeram o que é conhecido como o ápice ventricular esquerdo do coração (cerca de 15% do músculo cardíaco) dos camundongos, apenas um dia depois de eles terem nascido. Foi observado que o coração se recompôs completamente após 21 dias. Dois meses depois, o órgão parecia estar funcionando normalmente.
Muitos peixes e anfíbios são conhecidos por sua capacidade de reconstruir o tecido de seus corações, mas, segundo o estudo divulgado nesta sexta, isso nunca tinha sido observado em mamíferos. Para especialistas britânicos, o entendimento desse processo nos camundongos pode ajudar em tratamentos cardíacos para humanos.
Período curto
No entanto, quando o mesmo experimento foi realizado em roedores com uma semana de vida, o coração foi incapaz de se refazer sozinho, indicando que é curto o período em que os animais preservam a habilidade de autorregeneração. Acredita-se que as células cardíacas continuem a se replicar e se recompor durante um breve intervalo após o nascimento do camundongo.
"Nossos resultados mostram que as células do novo músculo cardíaco, que recuperam a área amputada do coração, vêm da proliferação e migração de células cardíacas pré-existentes", disse um dos autores do estudo, o professor Eric Olson. "Não temos evidência de que tenham vindo de uma população de células-tronco." Segundo Olson, há motivos para acreditar que o coração humano tenha a mesma capacidade.
"Tudo o que sabemos sobre o desenvolvimento e as funções iniciais do coração do camundongo são comparáveis ao coração humano. Portanto, estamos confiantes que esse processo pode se repetir em humanos, ainda que isso ainda precise ser mostrado."
Ataques cardíacos
Os cientistas americanos agora buscam formas de ativar esta capacidade regenerativa em corações de camundongos adultos, com a ambição de fazer o mesmo em humanos e corrigir danos causados durante ataques cardíacos.
"Identificamos um micro-RNA (pequeno pedaço de material genético) que regula esse processo e vamos tentar usá-lo como forma de incrementar a capacidade de regeneração cardíaca. Também estamos buscando novas drogas que possam reavivar esse mecanismo na vida adulta", afirma Olson. O pesquisador diz, no entanto, que novas pesquisas esbarram em desafios, como evitar que a alteração das células cardíacas humanas provoque arritmias, por exemplo. Além disso, o funcionamento do coração humano é mais complexo do que o de outros animais
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4962421-EI8147,00-Coracao+de+camundongo+recemnascido+se+regenera+diz+estudo.html

Cientistas descobrem "cáctus andante" de 520 milhões de anos

O fóssil da Diania cactiformis foi descoberto em 2006 durante uma prospecção no distrito de Chengjian



.
Cientistas informaram nesta sexta-feira que uma equipe de pesquisadores chineses encontrou o fóssil de uma criatura de 520 milhões de anos, apelidada de "cáctus andante", que poderia ser o antepassado mais antigo descoberto até agora das atuais aranhas. A bizarra criatura, com dez pares de patas articuladas e 6 cm de comprimento, se chama Diania cactiformis e é o primeiro elo perdido conhecido entre os vermes e os artrópodes.
A Diania habitava o fundo marinho do que hoje é a província de Yunnan, na cordilheira do Himalaia e ao sudoeste do país asiático. "A importância da Diania para a biologia é que os artrópodes são um dos grupos de animais invertebrados de maior sucesso e é muito lindo haver descoberto o que pode ser o animal mais primitivo deste grupo com patas articuladas", assinalou Jianni Liu, líder da equipe de pesquisa conjunta entre a Universidade de Freie na Alemanha e a do Noroeste da China, em Xian.
Liu acrescentou que este descobrimento é "importante porque apresenta evidências que os artrópodes evoluíram a partir dos lobopódios", isto é, os antepassados dos vermes, cujos registros fósseis se remontam ao período Câmbrico. Os corpos brandos dos extintos lobopodios eram formados por segmentos e suas patas costumavam acabar em uma unha em seus extremos.
O fóssil da Diania cactiformis foi descoberto em 2006 durante uma prospecção no distrito de Chengjian, em Yunnan, e à luz das investigações poderia ser o membro mais evoluído dos lobopódios ou mesmo o primeiro artrópode, que atualmente representa mais de 80% dos espécies vivas.
A doutora Liu acaba de publicar na revista Nature a tese na qual ela e sua equipe estiveram trabalhando, onde se reflete a habilidade que a Diania tinha de se deslocar a grande velocidade e saltar com agilidade.
A equipe acredita que alguns dos apêndices da Diania evoluíram até se transformar em articulações que deram mais capacidade de sobrevivência aos artrópodes
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4962758-EI8147,00-Cientistas+descobrem+cactus+andante+de+milhoes+de+anos.html

Menino de 2 anos recebe tratamento com maconha nos EUA


.
Um americano de 2 anos e 6 meses de idade é um dos pacientes mais jovens a receber tratamento médico com maconha no mundo. Cash Hyde passou por uma cirurgia para retirar um câncer na cabeça e utiliza a droga na alimentação como parte das medidas para evitar que o tumor retorne. As informações são do site KTLA News.
Segundo o pai do menino, Michael Hyde, a utilização da maconha na alimentação ajudou a criança a superar os efeitos adversos da quimioterapia, melhorando o sono e o apetite. Antes de iniciar o tratamento, Cach havia ficado pelo menos 40 dias sem se alimentar, recebendo nutrientes injetados. "Ele não tinha nem condições de levantar a cabeça do travesseiro", afirmou o médico Tayln Lang.
Somente nos Estados Unidos, pelo menos 28 mil pacientes, entre adultos e crianças, recebem o tratamento com maconha
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4961017-EI238,00-Menino+de+anos+recebe+tratamento+com+maconha+nos+EUA.html

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Pastor de Joinville ora para reanimar fiel cardíaca, e ela morre


.
O pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular, em Joinville (SC), achou que a balconista Miriam Cardoso da Silva (foto), 34, estivesse possuída quando ela caiu no chão durante o culto na Catedral da Família.

Em vez de pedir socorro médico, o pastor levou Miriam para o púlpito e orou para que se livrasse do espírito maligno. Ela morreu naquela noite de segunda-feira, 21. Miriam usava marcapasso e teve uma parada cardíaca.

Enquanto o pastor rezava, a técnica de enfermagem Gislaine Silva Machado Karnopp notou que a respiração de sua amiga estava lenta e a pulsação, fraca. O caso era grave, mas só 50 minutos depois alguém chamou a ambulância, mas Miriam teve outra parada cardíaca e não resistiu.

Miriam tinha dois filhos, uma menina de 12 e um menino de 14. Seu corpo foi sepultado na terça-feira.

A família dela não se conforma porque acredita que, se ela tivesse sido socorrida a tempo, ainda estaria viva. “O pastor omitiu ajuda. Ele orou por achar que ela estava com algum espírito”, disse Nelson Schwalpe, cunhado dela.

Schwalpe afirmou que nada trará Miriam de volta, mas ainda assim abriu um Boletim de Ocorrência na polícia denunciando a omissão do pastor. “[Com isso] queremos evitar a morte de outros fiéis.”

Os jornalistas não conseguiram falar com o pastor para que desse sua versão. Ele sumiu.

Com informação do Diário Catarinense e foto do Orkut.
.
http://www.paulopes.com.br/2011/02/pastor-de-joinville-ora-para-reanimar.html

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Should Be Legalized - Legendado [Hempadao.com]

O link para o vídeo original é esse: http://www.youtube.com/watch?v=NdIYVW...
http://hempadao.com
.

Virtual DJ Trance Mix (Marijuana)

DROGA VIRTUAL

VÍDEO ALUCINÓGENO VIRTUAL

POR ALGUNS SEGUNDOS VOCE TERÁ UMA NOÇÃO DOS EFEITOS VISUAIS DO LSD. DIGA Ñ ÁS DROGAS. ELAS DERRETEM SEU CÉREBRO
.

Documentário sobre o LSD

Documentário exibido no National Geographic sobre o LSD (Dietilamida do ácido lisérgico), falando sobre os efeitos causados na mente e no corpo, quem a criou e como foi, as suas propriedades medicinais, entre outras pesquisa
.
Parte 1. http://www.youtube.com/watch?v=pm1qOuDV2JU
.
Parte 2. http://www.youtube.com/watch?v=Ipghv8kxiGM
.
Parte 3. http://www.youtube.com/watch?v=6XobKY14P_4
.
Parte 4. http://www.youtube.com/watch?v=re7qLgcldog
.
Parte 5. http://www.youtube.com/watch?v=Hx8deY7ST30
.
.

[Discovery] La Fisica de Joao Magueijo

Discovery CORE: La física de Joao Magueijo
.
Parte 1. http://www.youtube.com/watch?v=eehPyfBrFbo
.
Parte 2. http://www.youtube.com/watch?v=m1veYiIf25U
.
Parte 3. http://www.youtube.com/watch?v=MY59FfcKlqw
.
Parte 4. http://www.youtube.com/watch?v=z6E3AnNwcRk
.
Parte 5. http://www.youtube.com/watch?v=a5dmjCK3hks
.
Parte 6. http://www.youtube.com/watch?v=nu0ZIRClBaQ
.
.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Internet e celulares: as principais armas dos manifestantes árabes

WASHINGTON, 22 Fev 2011 (AFP) -Com mensagens no Twitter ou gravando com os celulares os protestos muitas vezes reprimidos com extrema violência, os manifestantes que expressam a revolta contra os dirigentes no Oriente Médio utilizam tecnologias que contribuem para desestabilizar estes governos.
Nos vídeos gravados nos cenários de manifestações sem precedentes, de Túnis ao Cairo, passando por Bahrein e Líbia, as imagens geralmente mostram homens, em sua maioria jovens, com seus telefones celulares com câmera integrada.
As imagens, geralmente tremidas, mostram às vezes manifestações pacíficas e outras cenas de violência. Os arquivos são disponibilizados no Facebook, Twitter, Flickr ou YouTube. Em seguida ganham espaço nos canais de televisão, como Al-Jazeera ou CNN.
O YouTube tem exibido no site CitizenTube vídeos feitos na Líbia por um usuário que utiliza o pseudônimo "enoughgaddafi" ("basta de Kadhafi", em inglês).
No Bahrein e na Líbia, as imagens da repressão das forças de segurança aos manifestantes provocaram a condenação da comunidade internacional aos governos destes países e aumentaram a revolta das ruas.
Micah Sifry, cofundador do site techPresident, um blog dedicado à política e tecnologia, destacou que no Oriente Médio a penetração dos telefones celulares é muito mais importante que a da internet.
"O maior fator nos eventos em curso parece ser o nascente poder de uma geração que não apenas é jovem, mas também que vive em cidades e dispõe de telefones celulares", escreveu Sifry.
"Será que assistimos a chegada à maturidade política da geração SMS?", questionou.
De maneira geral é difícil dizer em que medida as redes sociais e os telefones celulares contribuíram para a queda dos regimes tunisiano e egípcio, isto sem mencionar os protestos em curso na Líbia, Argélia, Bahrein, Irã, Jordânia, Marrocos e Iêmen.
Tanto o ex-presidente egípcio Hosni Mubarak como o líder líbio Muamar Kadhafi levaram em consideração a ameaça da internet, ao privar seus cidadãos do acesso à rede.
Para o jovem cibermilitante e executivo da Google Wael Ghonim, um dos ícones da revolta popular no Egito, as redes sociais tiveram um papel preponderante na queda de Hosni Mubarak.
"Sem Facebook, sem Twitter, sem Google, sem YouTube, isto jamais teria acontecido", disse Ghonim no programa "60 Minutes" do canal americano CBS.
O governo de Barack Obama também é consciente do papel da rede nos movimentos que afetam o Oriente Médio. Alec Ross, assessor da secretária de Estado Hillary Clinton para novas tecnologias, destacou recentemente que as redes sociais tiveram "papel importante" na Tunísia e Egito, mas afirmou que "a tecnologia não criou estes movimentos".
"Não assistimos a revoluções do Facebook ou revoluções do Twitter", disse.
"A tecnologia acelerou o curso das coisas. Um movimento que teria demorado tipicamente meses ou anos foi comprimido a um período muito mais curto", afirmou o assessor de Hillary de Clinton.
"A rede mundial é o Che Guevara do século XXI. Você não precisa mais de uma figura carismática para galvanizar e organizar as massas", concluiu
.
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4956835-EI294,00-Internet+e+celulares+as+principais+armas+dos+manifestantes+arabes.html

Acelerador LHC retoma busca de mistérios do Universo

O Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês), acelerador de partículas do Cern, está se preparando para retomar as colisões de partículas em plena velocidade, no mês que vem, com o objetivo de resolver mistérios fundamentais do Universo, afirmaram cientistas e engenheiros do centro de pesquisa nesta segunda-feira.
Eles reportaram que a gigantesca máquina subterrânea estava em ótimas condições depois de 10 semanas de paralisação e que os feixes de partículas que voltaram a circular por ela no final de semana seriam acelerados até sua velocidade máxima no final do dia.
"Tudo está indo muito bem. O progresso vem sendo extremamente rápido desde que voltamos a acionar o LHC na noite do sábado", disse Mike Lamont, diretor de operações na sala de controle do LHC, perto de Genebra.
O LHC foi fechado em 6 de dezembro para verificações técnicas de seu aparato imensamente complexo, depois de oito meses de operações. "Esperamos acelerar os feixes até sua velocidade máxima dentro de algumas horas", disse Lamont, em referência à maior energia obtida até o momento pela máquina - 3,5 tera elétron-volts, ou TeV -, desde que entrou em operação em 31 de março do ano passado.
"Nossas equipes de analistas estão se preparando para trabalhar com os dados de 'nova física' que começarão a fluir de novo assim que as colisões forem retomadas, dentro de cerca de três semanas", disse Oliver Buchmüller, líder de equipe do detector CMS do LHC, um dos quatro grandes experimentos do acelerador de partículas.
"Nova física"
"Nova física", o lema do LHC, se refere ao conhecimento que conduzirá as pesquisas para além do "modelo padrão" de como o universo funciona, surgido do trabalho de Albert Einstein e de sua Teoria da Relatividade Especial, publicada em 1905.
"Este ano nos concentraremos em superssimetria, dimensões adicionais, a criação de buracos negros e o bóson de Higgs. Antecipamos que pela metade do ano já teremos os primeiros resultados", disse Buchmüller.
A superssimetria, ou SUSY, é uma teoria que admite a existência de duplicatas não detectadas das partículas elementares, e caso confirmada explicaria o mistério da matéria escura, que supostamente responde por cerca de um quarto do universo conhecido
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4955901-EI8147,00-Acelerador+LHC+retoma+busca+de+misterios+do+Universo.html

Roda viva - Mayana Zatz - Genética, Células-tronco, Bioética, Terapia genética

Parte 1. http://www.youtube.com/watch?v=LcLX_Ti0e0I
.
Parte 2. http://www.youtube.com/watch?v=uL7G63bgLgk&feature=related
.
Parte 3. http://www.youtube.com/watch?v=SPpy2nqE3R0&feature=related
.
Parte 4. http://www.youtube.com/watch?v=MsWQN_oTCFI&feature=related
.
Parte 5. http://www.youtube.com/watch?v=7JSUG1Lh6c8&feature=related
.
Parte 6. http://www.youtube.com/watch?v=hlILJkhy414&feature=related
.
Parte 7. http://www.youtube.com/watch?v=epdSBwbn0ug&feature=related
.
Parte 8. http://www.youtube.com/watch?v=gQYRu2zFThA&feature=related
.
Parte 9. http://www.youtube.com/watch?v=LIkYcDiJuP4&feature=related
.
Parte 10. http://www.youtube.com/watch?v=aEGt6bYUCAE&feature=related



domingo, 20 de fevereiro de 2011

Telescópio mira em nebulosa América do Norte; veja imagem


.
Durante o trabalho de vasculhar o espaço, o telescópio Spitzer e o sistema Digitized Sky Survey (Pesquisa Digitalizada do Céu) fotografaram a nebulosa América do Norte na última quarta-feira. A imagem foi divulgada pela agência espacial americana, a Nasa.

A nebulosa América do Norte ganhou esse nome pela sua semelhança com o continente norte-americano, que na foto é representada em tonalidades azuis, à esquerda.

A luz infravermelha, em vermelho e verde, pode penetrar na poeira cósmica e localizar conglomerados de estrelas escondidas.

Na área que seria equivalente ao "golfo do México" da nebulosa, as nuvens de poeiras são mais densas e, na imagem, aparecem mais escuras.

Há estrelas jovens com cerca de um milhão de anos e também mais velhas, com idade entre três a cinco milhões de anos
.
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/877550-telescopio-mira-em-nebulosa-america-do-norte-veja-imagem.shtml

Imagem detalhada de vírus HIV ganha concurso científico


.
Um modelo em 3-D do vírus HIV, responsável pela Aids, é uma das imagens vencedoras -- ficou em primeiro lugar na categoria Ilustração-- do concurso organizado por dois nomes conceituados ligados à ciência, a revista "Science" e a NSF (National Science Foundation)
.
As plataformas aceitas para concorrer ao concurso 2010 International Science and Engineering Visualization Challenge incluíram fotografias, gráficos, ilustrações e vídeos que retratassem a ciência como uma forma de arte.

Além do vírus HIV, foram selecionados trabalhos que retratam uma camada formada por moléculas, um tricoma foliar que existe em tomates e a aplicação da nanotecnologia.

A edição da "Science" desta sexta-feira apresenta reportagem completa sobre os melhores trabalhos
.
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/877601-imagem-detalhada-de-virus-hiv-ganha-concurso-cientifico.shtml

Gigantesca erupção solar atrapalha comunicações na China


.
A maior erupção solar dos últimos quatro anos, que ocorreu na segunda-feira, já foi sentida na Terra. As partículas emitidas pela estrela causaram uma tempestade geomagnética no campo magnético do nosso planeta e interromperam comunicações de rádio na China e ainda podem danificar satélites e redes de energia. As informações são do site da Fox News.
A labareda registrada no Sol é da classe X, a maior classe de erupção solar. Segundo a Nasa, a agência espacial americana, a primeira onda de radiação, viajando na velocidade da luz, demorou 8 minutos para atingir a Terra.
O fenômeno também causa a ejeção de prótons e elétrons, evento chamado de ejeção de massa coronal. Essas partículas levam mais tempo para chegar ao nosso planeta, o que significa que ainda podemos sentir seu efeito nesta quinta-feira.
Órgãos governamentais emitiram alertas para indústrias sobre os possíveis problemas causados pela erupção do Sol. "Esses alertas são enviados para companhias elétricas, aéreas, de GPS, militares, rotas marítimas, apenas para nomear algumas poucas indústrias que podem ser afetadas pelos impactos de uma labareda solar e sua associação com a ejeção de massa coronal", diz Phil Chamberlin, cientista da Nasa, ao site.
Contudo, se a erupção causa problemas à indústria e às comunicações, ela também é responsável pelo intensificação das auroras, principalmente nas próximas duas noites.
O Sol está intensificando suas atividades após anos de calmaria. Essa mudança já era prevista e faz parte de um ciclo de 11 anos. Os cientistas estimam que o pico das atividades solares, como as erupções, ocorra em 2013
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4950613-EI301,00-Gigantesca+erupcao+solar+atrapalha+comunicacoes+na+China.html

Estrelas recém-nascidas ganham vida em imagem do Hubble

A NGC 2841 tem atualmente uma taxa de formação de estrelas relativamente baixa comparada a outras espirais


.
A agência espacial americana (Nasa) divulgou nesta sexta-feira, dia 18, a imagem de uma galáxia em espiral com um grande disco de estrelas e poeira. Tirada pelo telescópio Hubble, a foto mostra uma marca brilhante de luz estelar no centro da galáxia NGC 2841.
Em pouco número estão as nebulosas de emissão rosada, que indicam o nascimento de novas estrelas. A NGC 2841 tem atualmente uma taxa de formação de estrelas relativamente baixa comparada a outras espirais. A galáxia fica a 46 milhões de anos-luz de distância, na constelação de Ursa Maior
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4951526-EI301,00-Estrelas+recemnascidas+ganham+vida+em+imagem+do+Hubble.html

Próteses serão melhores que corpo e substituirão quase tudo

Em 'Eu, Robô' (acima), o personagem de Will Smith tem um braço robótico melhor que o humano, mas odeia a prótese. O filme 'Ghost in the Shell' ('Fantasma do Futuro', no Brasil) mostra um futuro no qual é comum substituir partes do corpo por próteses que são melhores que o que foi substituído


.
Braços robóticos, olhos biônicos, pulmões artificiais. Os avanços da medicina na área de próteses e órteses parecem cada vez mais com o mundo previsto pelos livros e filmes de ficção científica. Com a evolução da tecnologia e da biomedicina, o futuro promete surpreender ainda mais com equipamentos que ultrapassam os limites do corpo e que podem substituir quase tudo e até levar a um problema: algumas pessoas podem querer trocar partes de corpos por próteses.
A opinião é do professor da faculdade de medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e ortopedista do Hospital Mãe de Deus, de Porto Alegre, Luiz Roberto Marczyk. Segundo o médico, a área evolui por dois caminhos diferentes: o da tecnologia e o da biomedicina.
Marczyk dá o exemplo dos membros superiores. As próteses de pernas mais avançadas já conseguem devolver boa parte dos movimentos dos pacientes - ele lembra o caso do corredor paratleta sul-africano Oscar Pistorius, que usa prótese nas duas pernas e chegou a participar das eliminatórias para a Olimpíada-2008. O caso causou polêmica porque a Federação Internacional de Atletismo (Iaaf) afirmou que as pernas artificiais davam vantagem para Pistorius. "As próteses estão tão boas que os atletas de paraolimpíada estão correndo mais rápido que os outros", diz o médico. Pistorius disputou a Paraolimpíada de Pequim no mesmo ano e venceu em três categorias.
Já nas mãos, o problema é maior por causa do movimento dos dedos. "Hoje, tu tens próteses maravilhosas, bonitas, que imitam a mão. Mas não tem movimento. E não servem para nada", explica. O médico diz que as próteses mecânicas tentam suprir essa necessidade, mas têm um grande desafio, que é o tato, a sensibilidade da mão. "Se não (tiver sensibilidade), o paciente vai segurar um copo, vai segurar exageradamente, com muita força, e vai explodir o copo". "Hoje é melhor fazer um transplante de mão, apesar de não funcionar maravilhosamente bem."
O futuro é das células-tronco?
O médico afirma que as pesquisas com células-tronco abrem uma nova possibilidade para essa área da medicina que já está em curso: a criação de próteses biológicas, vivas. "Uma prótese de quadril, hoje, é de metal ou plástico. No futuro, ela vai ser de um material bioabsorvível e tu vais cultivar nela células-tronco. Com o passar do tempo, o organismo vai absorvendo a prótese e substituindo ela por tecido vivo", afirma. Essas pesquisas permitem que tenhamos próteses de quase tudo, diz o médico.
Contudo, ao contrário da linha puramente tecnológica, a que se baseia nas células-tronco está apenas começando, ainda é muito rudimentar. "Estamos aprendendo o caminho." Marczyk diz que a linha biológica parece melhor que a da tecnologia, já que vai fazer com que os pacientes se sintam melhor com a prótese.
Ou é da tecnologia?
Para o médico André Pedrinelli, chefe do grupo de órteses e próteses do Hospital das Clínicas da USP, o caminho que a evolução vai seguir é o da tecnologia. Para Pedrinelli, ainda não se sabe o que vai resultar das pesquisas de células-tronco e a criação de próteses vivas ainda se mostra muito difícil. Um dos maiores problemas é que as pesquisas conseguem formar apenas um tipo de tecido por vez.
"Um membro amputado não é só um tecido. Tem osso, pele, tendão, nervo, vaso (sanguíneo). Tem toda uma engenharia", diz o pesquisador.
O médico diz que o que se espera do futuro é o desenvolvimento da sensibilidade das próteses e do controle cerebral - já que as próteses atuais se movimentam por pressão dos músculos.
Muitos carros por uma prótese de última geração
Segundo Pedrinelli, muitas dessas próteses que parecem futurísticas já estão à disposição dos pacientes. Membros superiores com capacidade de movimentação dos dedos e até sensores de pressão, que garantem a capacidade de segurar um copo ou uma caneta sem quebrar o objeto, nem deixá-lo cair no chão.
"Qual é a queixa do paciente? Se ele vai segurar um copo de vidro, se ele não tá olhando ele não dosa a força e derruba o copo. Essas mãos mais novas, elas têm sensores de pressão. (...) Quando ela 'sente' que tem uma resistência, ela para na resistência", diz.
Mas um dos problemas da área é o preço, e não só no Brasil. "(Nas melhores próteses) se gasta alguns carros. (...) Têm alguns joelhos protéticos que só o joelho custa R$ 60 mil hoje", diz o médico. Apesar dessa evolução, mesmo as melhores próteses de membro superior abaixo do cotovelo só conseguem recuperar 20% da função do membro, o que indica que há uma grande evolução a ser feita. No caso de perna, abaixo do joelho, a recuperação chega a 70% da função do membro.
Melhores que o corpo humano
Segundo os dois especialistas, as próteses, pelo menos de perna, já se mostram melhores que o membro natural em certos aspectos - se por um lado é melhor para correr, por outro, a falta de sensibilidade complica algumas ações, como dirigir um carro.
Mas não deve parar por aí. Braços mais fortes, olhos mais potentes e muito mais. Para Pedrinelli, até a legislação esportiva terá que mudar. Um atleta com prótese teria uma grande vantagem em relação ao adversário.
Questionado se, no futuro, as pessoas podem querer trocar partes do corpo por próteses, o médico do Rio Grande do Sul responde: "isso fica bem para livro de fantasia, mas é para pensar
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4952670-EI8147,00-Proteses+serao+melhores+que+corpo+e+substituirao+quase+tudo.html
.
Correção
.
Diferentemente do que foi publicado anteriormente no portal Terra na notícia Próteses serão melhores que corpo e substituirão quase tudo, no dia 19 de fevereiro de 2011, às 7h39 , o paratleta sul-africano Oscar Pistorius não disputou a Olimpíada de 2008, mas sim a Paraolimpíada daquele ano. A informação foi corrigida no mesmo dia, às 9h25
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4953072-EI8147,00-CORRECAO+Proteses+serao+melhores+que+corpo+e+substituirao+quase+tudo.html

Cientistas criam cadeira de rodas controlada pelo pensamento

Sinais elétricos são captados no cérebro por sensores afixados a uma touca que deve ser usada pelo cadeirante


.
Cientistas já desenvolveram tecnologias que possibilitam controlar uma cadeira de rodas com o pensamento e uma mão mecânica pelos nervos do braço. Os avanços dão novas esperanças a pessoas como Jessie, que trabalha com a equipe da universidade John Hopkins, nos Estados Unidos, no desenvolvimento de uma mão biônica.
Jessie perdeu os dois braços em um acidente, mas agora, do lado esquerdo, usa uma prótese artificial capaz de, segundo cientistas, realizar praticamente os mesmos movimentos que uma mão de verdade. A mão biônica de Jessie é controlada por sinais captados no peito.
Com a prótese, ele é capaz de pegar objetos e movimentá-los com precisão. No caso de Jessie, os comandos saem das terminações nervosas no peito. O próximo passo vai ser conectar as próteses diretamente com o cérebro.
Já a cadeira de rodas da EPFL, na Suíça, pode ser controlada pelo pensamento. Sinais elétricos tênues são captados no cérebro por sensores afixados a uma touca que deve ser usada pelo cadeirante
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4951641-EI8147,00-Cientistas+criam+cadeira+de+rodas+controlada+pelo+pensamento.html

Cérebro e neurociências - Brain_Control_Monkey - Legendado

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Tunisianos saem às ruas para pedir país laico

Centenas de pessoas foram às ruas de Túnis neste sábado para pedir "uma Tunísia laica", depois dos incidentes com radicais islâmicos que atacaram um ponto de prostituição na sexta-feira, protestaram com slogans antissemitas e estão sendo acusados pela morte brutal de um sacerdote polonês.
"Por um país laico", cantavam os manifestantes convocados através do Facebook. "Parem com seus atos extremistas", "Por uma Tunísia laica", "Laicidade = liberdade e tolerância", diziam alguns dos cartazes carregados pela multidão, que se concentrou na avenida Habib Burghiba, epicentro dos protestos que em janeiro culminaram com a renúncia do presidente Zine El Abidine Ben Ali.
"Convocamos esta manifestação para mostrar que a Tunísia é um país tolerante que rejeita o fanatismo e para reforçar a laicidade na Tunísia, tanto na prática quanto na lei", declarou um blogueiro de 29 anos, Sofian Churabi. A polícia foi mobilizada em torno dos manifestantes, apoiada por helicópteros do exército que sobrevoavam a área.
Na sexta-feira, dezenas de radicais islâmicos tentaram incendiar uma rua de Túnis conhecida como ponto de prostitutas. Na semana anterior, um grupo de radicais se manifestou gritando slogans antissemitas em frente à Grande Sinagoga de Túnis. Sem citar diretamente os islamitas, as autoridades também atribuíram aos "extremistas" o assassinato de um sacerdote polonês encontrado morto na sexta-feira perto de Túnis.
"O ministério de Assuntos Religiosos condena este ato criminoso e pede aos homens de fé e membros da sociedade civil que condenem estes atos e ajam com determinação para evitar que voltem a acontecer", escreveu o ministério em um comunicado, publicado pela agência TAP.
Marek Rybinski, de 34 anos, foi encontrado decapitado na sexta-feira na garagem de uma escola religiosa particular na região de Manuba, perto de Túnis. Ele trabalhava como tesoureiro da instituição, segundo uma fonte próxima ao ministério do Interior tunisiano.
O ministério destacou que "a Tunísia sempre foi um lugar de coexistência entre raças e nacionalidades e de diálogo entre civilizações, religiões e culturas". Entretanto, o principal movimento islamita tunisiano condenou neste sábado a morte do religioso, afirmando que não se pode "colocar todos os islamitas no mesmo plano". O movimento Ennahda pediu ao governo "que descubra as verdadeiras circunstâncias deste homicídio e encontre aqueles que o cometeram para esclarecer as coisas perante a opinião pública", disse à AFP um de seus dirigentes, Ali El Ariath.
O regime Ben Ali combatia os radicais islâmicos, e prendeu milhares deles nos anos 90. Neste sentido, preocupa a anistia geral para os presos políticos que começou a vigorar neste sábado na Tunísia, depois que o presidente do governo de transição promulgou o decreto lei, informou neste sábado uma fonte oficial. "O presidente interino assinou neste sábado um decreto lei relativo à anistia geral, que permitirá a todos aqueles que foram presos ou julgados por crimes de direito comum em função de suas atividades políticas ou sindicais beneficiarem-se da anistia", indicou a TAP.
O primeiro governo de transição havia adotado um projeto de lei de anistia geral para os prisioneiros políticos no dia 20 de janeiro, seis dias após a queda do regime autoritário do presidente Zine El Abidine Ben Ali. Na semana passada, a Assembleia Nacional e o Senado tunisianos adotaram uma lei que autorizada o presidente interino Fued Mebaza a governar por decretos lei, sem a necessidade de passar pela aprovação do Parlamento bicameral herdado do antigo regime.
Na quarta-feira, o ministro da Justiça Lazhar Karui Chebi indicou que a libertação condicional já havia sido acordada com 3.000 prisioneiros.
.
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4953374-EI17594,00-Tunisianos+saem+as+ruas+para+pedir+pais+laico.html

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

EUA apresentam braço biônico comandado pelo pensamento

O braço ortopédico biônico será apresentado em conferência nos Estados Unidos


.
Um braço biônico ortopédico controlado pelo pensamento do usuário, que reproduz ao amputado parte das sensações da pele, será apresentado nesta quinta-feira durante uma conferência científica nos Estados Unidos. Mais de 50 amputados de todo o mundo, muitos deles veteranos de guerra que perderam partes do corpo em combate, receberam próteses como estas desde que foram inventadas pelo médico americano Todd Kuiken, em 2002.
O braço utiliza uma tecnologia chamada de restauração nervosa muscular dirigida (Targeted Muscle Reinervation, TMR), que trabalha redirecionando os sinais do cérebro dos nervos lesionados aos músculos que estão intactos e em uso. Glen Lehman, um sargento americano reformado que perdeu o braço no Iraque, será o demonstrador da tecnologia na conferência anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência.
"Há mais de 20 anos me dei conta de que as próteses da época eram incapazes de aumentar as funções e o movimento dos amputados", disse Kuiken em um comunicado divulgado antes da apresentação. "Havia uma importante necessidade insatisfeita para melhorar as vidas dos amputados e queria desenvolver uma tecnologia que fosse de ajuda", afirmou.
Uma série de esforços para ensaiar e melhorar este tipo de robótica "leitora do pensamento", conhecida como interfaces cérebro-computador, também serão exibidas na conferência. Entre elas, como os cientistas podem instalar chips de computador na superfície do cérebro para interpretar a atividade neuronal, o que permite potencialmente aos pacientes com lesões na espinha dorsal controlar uma variedade de aparelhos de jogos de computador a próteses.
Mas, enquanto a tecnologia pode ser surpreendente, não é nada fácil de manipular para os pacientes. Segundo José del R. Millan e sua equipe da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, em um aparelho com "interface cérebro-computador típico", os usuários mandam mensagens mentais para a direita, a esquerda ou no ponto zero (sem comando). "Mas acontece que o 'ponto zero' é muito complicado de manter e exige concentração extrema. Depois de cerca de uma hora, a maioria dos usuários fica exausta. Não é de muita ajuda se você precisa manobrar a cadeira de rodas em um aeroporto", admitiu a equipe em um comunicado.
Por isso, agora os pesquisadores tentam montar uma máquina que leia os sinais do cérebro do amputado e interprete sua vontade. Eles pedem aos usuários que leiam ou falem em voz alta enquanto pensam a maior quantidade possível de direções à direita, à esquerda e neutras. A tecnologia aprende a distinguir entre tanta informação e entende quando um comando é ordenado. O resultado "torna a multitarefa uma realidade, ao mesmo tempo em que permite aos usuários respirar"
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4950615-EI8147,00-EUA+apresentam+braco+bionico+comandado+pelo+pensamento.html

Humor ateu - 25 Maneiras de Irritar um Ateu

1 – Pergunte-os porque eles estão chateados com Deus.
2 – Diga-os que se não há Deus, eles poderiam também começar a matar pessoas.
3 – Convide-os para rezar com você.
4 – Convide seus filhos para irem à Igreja com você.
5 – Insista que existe um Deus, e mostre que a Bíblia assim o diz.
6 – Quando lhe mostrarem a criação bíblica no Gênesis, insista que os Hebreus tinham todo tipo de conhecimentos científicos, por serem inspirados por Deus.
7 – Diga-os que o universo é complexo demais para apenas existir e que precisa ser criado por um Deus que apenas existe.
8 – Invente estatísticas.
9 – Termine a discussão com Bem, eu sei que vocês são mais inteligentes do que eu, mas eu sei que eu estou certo.
10 – Use a 2ª Lei da Termodinâmica deturpadamente para refutar a Evolução.
11 – Levante argumentos que não faça sentido algum, e depois critique suas respostas com O que você fala não faz sentido.
12 – Alegue que Einstein era um cristão.
13 – Alegue que Hitler era um ateu.
14 – Poste argumentos insanos no fórum, e não acompanhe as discussões.
15 – Diga que o laicismo não está na Constituição, e insista que ela é baseada nos 10 mandamentos.
16 – Cite Adauto Lourenço como uma fonte legítima de informação.
17 – …e o chame de “Dr. Adauto”.
18 – Diga que eles sabem que Deus existe em seus corações.
19 – Depois de perder o argumento, diga Tenho pena de você.
20 – Acuse-os de vigorosamente negarem a verdade óbvia.
21 – Use péssima matemática para fundamentar suas alegações.
22 – Quando eles citarem um versículo bíblico que pareça ruim, diga que é o que o verso diz mas não é o que ele quis dizer.
23 – Argumente que as histórias bíblicas não são mitos… são parábolas. E que são todas verdade!
24 – Critique o Big Bang mesmo avisando que você é leigo em física.
25 – Diga que o dilúvio mundial ocorreu mesmo avisando que você é leigo em geologia.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Bebê gorila dá primeiros passos em zoo londrino

Tiny é o primeiro gorila nascido no Zoológico de Londres nos últimos 20 anos


.
Um bebê gorila batizado de Tiny, ou Pequenino, foi fotografado dando seus primeiros passos e começando a explorar o ambiente em que vive no Zoológico de Londres.
Os tratadores do zoológico conseguiram capturar o momento em que o pequeno gorila de três meses de idade saiu de perto de sua mãe para explorar o local em que estes animais ficam. "Todos os tratadores do Tiny estavam lá para ver e fotografar seus primeiros passos, foi um momento muito especial", disse Daniel Simmonds, um dos funcionários do zoológico.
Tiny foi estimulado a dar seus primeiros passos cambaleantes por sua mãe, a gorila de 12 anos Mjukuu, e pelas "tias" Zaire, de 36 anos, e Effie, de 17.
Tiny, nascido no dia 26 de outubro de 2010, é o primeiro filho de Mjukuu e também o primeiro gorila nascido no Zoológico de Londres nos últimos 20 anos.
Tiny é um gorila-ocidental-das-terras-baixas (Gorilla gorilla gorila), subespécie que habita as florestas tropicais de países africanos como Angola, Gabão, Congo e Camarões. Estes gorilas são considerados pela União Internacional de Conservação da Natureza como espécie ameaçada por caça ilegal, doenças e perda de seu habitat natural. Eles são herbívoros e se alimentam de folhas, nozes e galhos
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4947864-EI8145,00-Bebe+gorila+da+primeiros+passos+em+zoo+londrino.html

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A carne do futuro poderá ser produzida em laboratório

O biólogo Vladimir Mironov e seu colaborador Nicholas Genovese trabalham na criação de carne artificial em um laboratório nos Estados Unidos


.
A produção de carne futuramente dependerá mais das provetas do que dos bonivos, ou pelo menos assim pensa o biólogo Vladimir Mironov, que espera colaborar com a solução para a crise alimentar mundial em seu laboratório da Carolina do Sul, nos Estados Unidos. O cientista de 56 anos e seu colaborador Nicholas Genovese, 32 anos, pretendem não apenas lutar contra a fome no mundo, com a criação de carne artificial, mas também tornar possíveis as missões de mais de seis meses a Marte.
"Imagine, por exemplo, a colonização de outro planeta ou apenas que a população aumente", afirma Mironov, antes de citar como exemplo o fato de que "não há mais nenhum espaço disponível para criar gado em Nova York ou Cingapura". O biólogo, que trabalha em um laboratório de dimensões modestas, mas com tecnologia de ponta, na Faculdade de Medicina da Universidade da Carolina do Sul, espera que a criação do bife artificial aconteça em breve, apesar de atualmente o processo de "cultivar carne" em laboratório ser longo e complexo. "É um assunto de tempo e dinheiro", afirmou.
Há 10 anos, Mironov obteve uma bolsa da Nasa para tentar concretizar o sonho de "cultivar carne". No entanto, atualmente os trabalhos do cientista não são mais financiados pela agência espacial americana, que segundo ele passou a priorizar a pesquisa sobre as plantas transgênicas como fonte alternativa de proteínas. O trabalho de Mironov e Genovese segue adiante graças ao financiamento de três anos da organização de defesa dos animais Peta.
Eles trabalham a partir de células-tronco embrionárias responsáveis pela formação dos músculos, chamadas mioblastos, procedentes de perus e que são impregnadas com soro de bovino para fazer crescer os tecidos musculares. "Nós trabalhamos em pequena escala com o biorreator Synthecon da Nasa, a partir de esferas porosas de quitosano (uma fibra natural derivada da carapaça dos crustáceos), onde podem ser cultivados os mioblastos de animais compatíveis". A carne assim cultivada, se chegar aos supermercados, será bastante parecida com a encontrada nos açougues, garante ele.
Vladimir Mironov e Nicholas Genovese integraram em agosto do ano passado o grupo de 30 convidados pela Fundação Europeia da Ciência a participar em um laboratório de fabricação de carne em Gotemburgo, Suécia. No local conseguiram abordar com outros investigadores as dificuldades que enfrentam. A repulsa dos consumidores é um dos mais prováveis, apesar do procedimento de cultivo ser realizado em outros alimentos, como nos iogurtes.
Outro obstáculo é o financiamiento. Nos Estados Unidos, o Instituto Nacional da Alimentação e Agricultura não parece estar disposto a liberar dinheiro, ao contrário do que acontece, por exemplo, na Holanda. "Parece que os europeus estão na dianteira no tema da carne in vitro", afirma Mironov.
Apesar dos problemas, ele é otimista. Sem revelar a quantidade de carne artificial produzida até o momento, planeja realizar uma degustação na Suécia nos próximos meses.
"Nós estamos prontos, mas o setor do capital de risco e as agências federais ainda não estão", disse, antes de afirmar ter convicção de que o "momento chegará"
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4946407-EI8147,00-A+carne+do+futuro+podera+ser+produzida+em+laboratorio.html

Miguel Nicolelis no Programa Provocações

Parte 1.



Parte 2.



Parte 3.

Canal Livre - Miguel Nicolelis

Canal Livre recebe o neurocientista Miguel Nicolelis

Ele é apontado como um dos 20 maiores cientistas do mundo. E pode ser o primeiro brasileiro a receber um prêmio Nobel. O neurocientista Miguel Nicolelis é o entrevistado do Canal Livre.
.
Parte 1. http://www.youtube.com/watch?v=GdtKPXGDJtw
.
Parte 2. http://www.youtube.com/watch?v=P4fXLTgBD7s&feature=related
.
Parte 3. http://www.youtube.com/watch?v=CpogDfd3ewI&feature=related
.
Parte 4. http://www.youtube.com/watch?v=MbKPJpl7NF4&feature=related
.
Parte 5. http://www.youtube.com/watch?v=huG3L774otQ&feature=related

Miguel Nicolelis sobre o Cérebro e Deus

Americano carrega aparelho que bombeia coração artificial

Troy Golden (D) é uma das poucas pessoas nos Estados Unidos que têm o coração inteiramente substituído por um mecanismo chamado Coração Totalmente Artificial


.
Troy Golden, um pastor nascido no Estado americano de Oklahoma, nasceu com um coração previsto para falhar a qualquer momento. Ele sofre de uma condição conhecida como Síndrome de Marfan, que afeta todo o seu corpo, inclusive o seu coração e suas válvulas.
Em setembro do ano passado, Golden se tornou uma das poucas pessoas nos Estados Unidos a ter seu coração inteiramente substituído por um mecanismo chamado Coração Totalmente Artificial. É um dispositivo feito de plástico que pesa 160 gramas e é maior que um coração biológico. Sua energia é gerada por uma bomba pneumática que você pode carregar em uma mochila.
Doenças cardíacas ameaçam a vida de milhões, mas, como há poucos corações disponíveis para transplantes, a medicina vem buscando a forma definitiva de reparar ou substituir esse órgão vital.
Aos 41 anos, Golden já tivera que se submeter a uma cirurgia para salvar sua vida, substituindo válvulas e remodelando as paredes de seu coração. Mas sua condição continuou a piorar. Em janeiro de 2010, ele foi incluído na lista de transplantes de coração, mas o prazo se esgotou sem que ele encontrasse um doador.
''O coração de Troy era tão ruim que uma bomba tradicional não seria o suficiente'', explica o cardiologista de Golden, o médico Doug Horstmanshof. "Então, nós decidimos fazer algo completamente diferente, substituindo o coração.''
Implante
O autor da cirurgia de implante, James Long, se recorda do momento em que o coração foi implantado em Golden. "O medo era grande. E era assustador olhar dentro do peito e saber que a única coisa que ainda ainda o mantinha vivo era a bomba sintética que usamos para substituir o seu coração.
Golden teve de se acostumar ao som ininterrupto da bomba pneumática. Mas ele conta estar se sentindo muito bem. ''É incrível poder sair do hospital e ser capaz de voltar para casa e retomar a vida normal'', afirma Golden.
''Você não consegue nem entender como se pode tirar o coração, sem o qual você não está vivo'', comenta. O Coração Totalmente Artificial deu a Golden sua vida de volta e o fez ter esperança. Mas essa não é uma solução permanente. As baterias de seu coração precisam ser constantemente carregadas, e é preciso ter baterias extras disponíveis. O risco de sofrer uma infecção ou coágulo eram preocupações adicionais.
Por enquanto, Golden precisa retomar a longa espera pela doação de um coração, mas para outras pessoas com corações defeituosos há soluções possíveis. As novas possibilidades na área de pesquisa estão se centrando em formas de auxiliar o coração em vez de em formas de substituí-lo.
Cada vez mais, pacientes que sofrem de falhas cardíacas estão sendo implantados com bombas em miniatura, usadas para auxiliar as funções cardíacas. Eles são do tamanho de um charuto e, de um modo geral, são ligados à principal câmera de bombeamento do coração, para auxiliar o órgão.
Ao contrário do coração artificial de Golden, estes podem ser mantidos no lugar indefinidamente. Mas talvez o mais notável seja o fato de que essas bombas possam ser removidas, assim que o coração estiver recuperado. E algumas das pesquisas mais promissoras realizadas atualmente tem a ver com o potencial de recuperação de corações, após estes terem sido danificados.
Há um forte interesse em pesquisas envolvendo células-tronco, porque elas têm a capacidade de, nas condições certas, se transformarem em um grande número de diferentes tipos de células com funções especializadas. Por isso, elas podem participar do processo de renovação e de substituição de tecidos danificados. Os resultados preliminares ainda são altamente polêmicos, mas há crescentes indícios de que no futuro seremos capazes de aprimorar a capacidade de regeneração do coração.
Novos corações
Uma terapia mais radical vem sendo desenvolvida por Doris Taylor, da Universidade de Minnesota, que usa células-tronco para de fato construir novos corações em seu laboratório. Ela já realizou um experimento com um rato, que consistiu em retirar as células cardíacas e implantar no órgão células-tronco que se adaptam ao tecido cardíaco, o que faz com que o coração volte a bater.
"A ideia seria pegar um coração, por exemplo, de um porco, retirar todas as células, encaixar células de um paciente para desenvolver o suficiente delas para criar um coração que se encaixe em seu corpo e transpantá-lo'', afirma Taylor.
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4944780-EI238,00-Americano+carrega+aparelho+que+bombeia+coracao+artificial.html

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Tecnologias alternativas - Corrida em SC reúne barcos solares criados no Brasil

Estudantes preparam barco para competição


.
Competidores de todo o País apresentaram neste domingo na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, os projetos de barcos elétricos que começam a participar do Desafio Solar Brasil. Os barcos, movidos por motores abastecidos por energia solar, começaram a ser montados em um tradicional clube da capital catarinense. Antes mesmo de entrarem na água, as embarcações já se transformaram em uma grande atração.
O objetivo do desafio, que reúne 10 grupos de competidores, é promover a tecnologia limpa e divulgar os barcos produzidos em escolas náuticas e universidades.
Os motores são movidos pela energia solar captada em placas fotovoltaicas. Com a captação de energia, os barcos chegam a uma velocidade de 5 a 6 milhas por hora (entre 8 e 9,6 km/h) e uma autonomia que pode chegar a oito horas, dependendo das condições do mar.
De acordo com Allan Reid, diretor do projeto solar do Instituto Náutico Paraty (RJ), a disputa estimula a troca de experiências entre universitários e engenheiros do setor. Ele destaca que existem projetos para construção de barcos solares com capacidade para até 20 pessoas, mas que o custo da tecnologia ainda é bastante elevado.
"Cada placa com um 1 m² não sai por menos de R$ 1,5 mil, o que torna a tecnologia limpa ainda muito cara no Brasil", disse. "Mas os projetos são interessantes, não agridem o meio ambiente e podem se tornar viáveis no futuro".
O custo e a velocidade são apontadas pelos especialistas como os maiores entraves para que os barcos elétricos sejam produzidos para atender segmentos de recreio e transporte de passageiros. "Ainda existe muito o que evoluir nesta questão", disse o professor Allan. "Por isso a importância de disputas como essa".
O barco do grupo de Paraty apresentou problemas técnicos durante a fase de preparação realizada neste domingo. Uma peça acabou queimando e a participação dos cariocas está comprometida. "Só iremos conseguir entrar na água se a UFRJ nos mandar por avião outra peça dessa, que transmite as informações ao motor", disse.
Neste domingo foram montadas as embarcações e os pilotos passaram pelo processo de pesagem. A partir desta segunda-feira, os barcos começam a competir na própria Lagoa da Conceição.
O Desafio Brasil irá ocorrer ao longo da semana em vários trajetos dentro da lagoa e em algumas das principais praias de Florianópolis. A Universidade Federal de Santa Catarina, campeã das últimas duas edições, disputa o desafio com duas embarcações
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4943946-EI8147,00-Corrida+em+SC+reune+barcos+solares+criados+no+Brasil.html

Nascem gêmeos de espécie de gorilas ameaçada de extinção

Este é apenas o quinto registro de nascimento de gêmeos de gorilas-das-montanhas em Ruanda


.
Filhotes gêmeos de gorilas-das-montanhas nasceram em um parque nacional de Ruanda, uma ocorrência considerada rara pelos grupos conservacionistas.
Este é apenas o quinto registro de nascimento de gêmeos na história da subespécie no país e, até então, o caso mais recente havia ocorrido em 2004, segundo o grupo conservacionista The Gorilla Organization.
A espécie ainda é tida como ameaçada de extinção, apesar do recente crescimento na sua população em parques nacionais na África. Estima-se que menos de 800 gorilas-das-montanha vivam livres na natureza. "É muito raro ouvirmos falar de gêmeos gorilas, portanto estamos muito felizes com a notícia", diz Emmanuel Bugingo, porta-voz da entidade em Ruanda.
Crescimento
Ian Redmond, presidente da Aliança Ape, coalizão internacional de entidades que trabalham pela defesa e conservação de macacos, diz que "gorilas fêmeas têm geralmente apenas um filhote a cada quatro anos, uma das razões pelas quais os animais são tão vulneráveis".
O gorila-das-montanhas (Gorilla beringei beringei) é uma das duas subespécies do Gorilla beringei (gorila-do-oriente), encontrado nas montanhas do leste da República Democrática do Congo e em regiões próximas a Ruanda e Uganda.
A Gorilla beringei graueri, a outra subespécie, é a mais numerosa, com cerca de 5 mil indivíduos. No ano passado, uma contagem revelou que a ameaçada população de gorilas-das-montanhas aumentou significativamente nos últimos 30 anos, subindo de 250 para 480 na região de Virunga Massif, onde vive a maioria dos gorilas de montanhas, em parques dos três países.
Existem ainda cerca de 302 animais, de acordo com o censo de 2006, vivendo no parque de Bwindi, em Uganda.

.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4938831-EI8145,00-Nascem+gemeos+de+especie+de+gorilas+ameacada+de+extincao.html

Psicologia: emoções aproximam outros animais do ser humano

Chimpanzé lamenta a morte do filhote em uma área de preservação no Zâmbia, na África



.
O que leva os cachorros a latirem furiosamente para certas pessoas? Ou uma chimpanzé a velar seu filhote morto precocemente? Embora as reações dos vertebrados sejam muito semelhantes às humanas, as razões para que ajam assim divergem das nossas.
De acordo com Ceres Faraco, médica veterinária e doutora em Psicologia, especialista em comportamento animal, os animais vertebrados em geral têm sentimentos como raiva e afeição. Porém, não compreendem porque ou de onde vem estes sentimentos. Apenas os manifestam instintivamente. Enquanto que os humanos sabem o motivo de sua raiva ou compaixão, e, além disso, conseguem controlá-las - ao contrário dos vertebrados. "A alegria e tristeza dos elefantes, a aflição dos chimpanzés e gansos e a alegria e amor dos cães não deixam dúvidas sobre nossas semelhanças. Como nós, os animais experimentam medo, alegria, felicidade, prazer, vergonha, raiva, ciúmes, irritação, desconcerto, desespero e compaixão", diz Faraco.
Os vertebrados são seres sencientes, ou seja, que sentem - mas não pensam. Eles têm a capacidade de avaliar as ações dos outros, lembrar suas próprias ações e consequências, avaliar riscos e ter certos sentimentos e grau de consciência. Porém, não são seres conscientes como os humanos.
Segundo César Ades, professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em comportamento animal, os primatas cujos filhotes morrem os carregam durante dias, às vezes até que se decomponham. O professor lembra o estudo da pesquisadora inglesa Jane Goodall, que conviveu por anos com chimpanzés em seu habitat natural. Ela relatou que um filhote, quando perdeu a mãe, ficou encolhido e imóvel, sem interesse por nada, deprimido e acabou morrendo algum tempo depois.
Outro exemplo de laço extremo entre os animais lembrado por Ades está entre o ganso macho e a fêmea, onde há um vínculo que dura a vida inteira. Quando morre a fêmea, o macho perde a sua combatividade e se mostra bastante perturbado e sem energia.
Recentemente, o Instituto Max Planck de Psicolinguística (MPI, na sigla em inglês), da Holanda, divulgou um vídeo em que uma mãe chimpanzé lamenta a morte do filhote, velando-o por horas. Atualmente, quase nada se sabe sobre como os primatas reagem à morte, o que eles entendem, e se eles choram. Entretanto, os pesquisadores do MPI acreditam ter relatado um período único de transição de como a mãe aprendeu sobre a morte de seu filho, um processo nunca antes relatado em detalhe.
"Os vídeos são extremamente valiosos, porque eles nos forçam a parar e pensar sobre o que pode estar acontecendo na mente dos outros primatas", diz Katherine Cronin, uma das autoras do estudo.
Alguns pesquisadores defendem que não existe amor maternal entre os animais. Para eles, o instinto protetor é considerado um comportamento de sobrevivência da espécie. Ceres repudia essa hipótese com o relato de Pierre Pfeffer, especialista em estudo de elefantes, que testemunhou, em Botswana, na África, o encontro entre uma mãe elefante e seu filhote que haviam se perdido fazia muitos anos. Eles estavam vivendo em manadas distintas e, quando o filhote se aproximou, a mãe abandonou o grupo e balançava-se demonstrando imensa alegria.
"As emoções são absolutamente verdadeiras como nos demais animais sencientes. É notório o sofrimento diante da perda de um ser querido. Na minha experiência como clínica de comportamento de cães e gatos, vivencio diariamente as emoções e os distúrbios emocionais desses animais, não há dúvida sobre isso", diz. Outro caso interessante, conta Ceres, é o de Alex (um papagaio participante de vários estudos da pesquisadora Irene Pepperberg sobre conhecimento, que conseguia somar, dizer palavras e expressar conceitos). Ao ser levado ao veterinário para uma cirurgia, o animal gritou angustiado ao vê-la sair: "vem aqui, te quero muito, quero voltar"
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4941610-EI8145,00-Psicologia+emocoes+aproximam+outros+animais+do+ser+humano.html

Ateus Em Curitiba Conversam

Episódio piloto do Programa da comunidade Ateus Em Curitiba, transmitido ao vivo dia 08 de Fevereiro de 2011. O tema do programa foi "Por que você não é cristão?"

O primeiro episódio do Ateus em Curitiba Conversam (ACC) estava programado para durar apenas 30 minutos, mas por causa da grande quantidade de participantes durou cerca 1 hora.


Ateus Em Curitiba Conversam - Episódio Piloto -Audio Fixed

.

Chris Rock - Aborto e Drogas (Stand Up Legendado)

Comediante Chris Rock fala sobre aborto e drogas neste trecho do especial para a HBO, Never Scared. Inédito no Youtube.
.

House

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Os Quatro Cavaleiros do Ateísmo - O Debate

Richard Dawkins, Daniel Dennet, Sam Harris, e Chistopher Hitchens, juntos sem moderação, os quatro gigantes do Ateísmo e do Pensamento Livre conversam sobre Ciências, Deus, Religião etc.

O vídeo está completo {quase duas horas} e todo legendado

Créditos pela tradução para o português feita por: Dimas Luz

Titulo original: Discussions with Richard Dawkins, Episode 1: The Four Horsemen {2008}

{Subtitle english}

Gravado em 30 de setembro de 2007

Todos os quatro autores têm recebido recentemente uma grande quantidade de atenção da mídia para seus escritos contra a religião - algumas positivas e outras negativas. Nessa conversa eles contam histórias sobre a reação do público aos seus livros, os sucessos inesperados, críticas e deturpações comuns. Eles discutem as perguntas difíceis sobre a religião que enfrentam o mundo hoje, e propõem novas estratégias para o futuro.
.

Cientistas mostram como seria o rosto de Jesus Cristo

Filhos de Deus requerem pensão ao governo . BRASÍLIA - Cerca de 20 milhões de cidadãos brasileiros que se dizem "filhos de Deus", enviaram um document

Filhos de Deus organizam peregrinação até a Praça dos Três Poderes para pressionar o governo



.
.
.
BRASÍLIA - Cerca de 20 milhões de cidadãos brasileiros que se dizem "filhos de Deus", enviaram um documento ao Congresso requerendo pensões de dois salários mínimos por mês. "Deus foi perseguido por políticos, pagãos e escritores portugueses ao longo dos séculos. Na condição de herdeiros de sua Benevolência, resolvemos enviar um abaixo-assinado com base no amparo legal da mesma lei que confere pensões aos tataranetos de Tiradentes. A diferença é que somos Herdeiros de Primeiro Grau", explicou Abel Carvalho dos Santos, coordenador da ação.

A cada dia que passa, novos nomes entram na lista. "Todo dia recebemos emails, cartas e telefonemas de pessoas que dizem 'me coloca nessa bocada porque eu também sou filho de Deus'. Nós não temos como negar", comentou Abel.

O coordenador aponta ainda o agravante de lesões corporais, calúnia e difamação sofrido por seu irmão Jesus. "Caso o governo considere os abusos sofridos por nosso Irmão, a pensão dobrará para quatro salários mínimos", explicou.
.
.
http://revistapiaui.estadao.com.br/blogs/herald/brasil/filhos-de-deus-requerem-pensao-ao-governo

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

World Press Photo premia retrato de afegã mutilada

Jodi Bieber venceu o prêmio com a foto de Bibi Aisha, uma afegã que teve o nariz e as orelhas amputados



.
A fotógrafa sul-africana Jodi Bieber venceu nesta sexta-feira o prêmio World Press Photo por uma fotografia de Bibi Aisha, uma mulher afegã de 18 anos que teve o nariz e as orelhas amputados por não obedecer seu marido.
Os juízes consideraram que a fotografia, capa de agosto do ano passado da revista Time, reflete a situação de maus-tratos de muitas mulheres no mundo. A fotografia foi escolhida entre um total de 108.059 imagens.
O espanhol Gustavo Cuevas, da agência EFE, ficou com o segundo lugar na categoria esportes, por sua fotografia da chifrada sofrida pelo tourreiro Julio
.
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4940879-EI8143,00-World+Press+Photo+premia+retrato+de+afega+mutilada.html