Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Observatório detecta 14 mil estrelas em nebulosa Carina

Na parte superior da imagem, a área de aglomerados de estrelas conhecida como Trumpler



O observatório Chandra de Raios-X detectou mais de 14 mil estrelas na nebulosa Carina, região conhecida pela formação desses objetos estelares que se encontra no Braço de Sagitário da Via Láctea e está a cerca de 7.50 anos-luz da Terra. A imagem foi divulgada no último domingo (16).

As informações reunidas pelo Chandra fornecem evidências de a região ter abrigado no passado uma supernova --nome que se dá às estrelas que explodem.
.
Um indício dessa hipótese é a área de aglomerados de estrelas conhecida como Trumpler 15 (na parte superior da foto). Algumas delas emitem poucos raios-X, o que sugere que parte delas já foi destruída pela explosão da tal supernova.

Outra novidade é a identificação de seis novos objetos que provavelmente são estrelas de nêutrons --fases finais da extinção de estrelas. Observações anteriores tinham visto apenas uma delas.
.
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/991812-observatorio-detecta-14-mil-estrelas-em-nebulosa-carina.shtml

0 comentários:

Postar um comentário