Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Escritor sueco Tomas Tranströmer é o vencedor do Nobel de literatura

Escritor sueco Tomas Tranströmer é o vencedor do Nobel de Literatura de 2011



.
O escritor sueco Tomas Tranströmer, 80, é o vencedor do prêmio Nobel de Literatura de 2011.

Seu nome foi anunciado nesta quinta-feira pela Academia Sueca.

A Academia premiou Tranströmer "porque, através de suas imagens translúcidas, ele nos dá um acesso novo à realidade".

"A maior parte da obra poética de Tranströmer está caracterizada pela economia, de concreção e de metáforas expressivas", diz a academia. Em suas últimas obras, Tranströmer "tende a um formato ainda mais reduzido e a um grau ainda maior de concentração", completa.

Seu primeiro livro de poemas, "Seventeen Poems", foi publicado em 1954 e foi elogiado como uma das melhores estreias da década. Seu trabalho tornou-se conhecido no resto do mundo a partir da década de 60, quando foi traduzido para o inglês. Hoje, seus poemas já foram traduzidos para mais de 60 línguas.

Entre seus principais trabalhos estão "Windows and Stones", de 1966, e "Baltics", de 1974.

Em 1990, ele sofreu um derrame que afetou sua fala, mas não interferiu em seu trabalho.
.
Por muitas décadas, seus contemporâneos de linha mais política reclamaram daquilo que lhes parecia uma poesia alienada das grandes questões.

Em seu país, Tranströmer é conhecido também por outro ofício, o de psicólogo de adolescentes e jovens infratores e dependentes químicos.

Com o reconhecimento da Academia, ele irá receber um prêmio de US$ 1,5 milhão.

Nas primeiras horas desta quinta-feira, Tranströmer passou Adonis e Bob Dylan, que alternavam a liderança na casa de apostas britânica Ladbrokes.

Há mais de três décadas a Academia Sueca não concede o Nobel de Literatura a alguém nascido em seu país. O último foi Harry Martinson, em 1974. Em 2010, o escritor peruano Mario Vargas Llosa foi o agraciado com o prêmio
.
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/986432-escritor-sueco-tomas-transtromer-e-o-vencedor-do-nobel-de-literatura.shtml

0 comentários:

Postar um comentário