Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Preconceito contra ateus

Preconceito contra ateus

Anônimo
O preconceito contra ateus é muito diferente
Estava lendo um dos tantos artigos sobre "preconceito contra ateus" que há por aí (sobretudo agora, que os dois desesperados candidatos à presidência só faltam prometer criminalizar o ateísmo) e outra vez senti algo estranho...

Tem algo errado nessa postura atual, dos ateus, de se compararem com negros, mulheres e homossexuais, no que se refere a sofrer preconceito social. De algum modo o discurso "Respeitem-nos! Parem de nos tratar como pessoas piores!" soa afetado, implausível, não cola.

Por que digo isso?

Ocorre que, no caso de homossexuais, negros e mulheres havia (a ainda há) um problema real de serem tratados como inferiores. Admitamos ou não, algo em nós, instintivo e irracional, e que está presente inclusive nos próprios homossexuais, negros e mulheres, nos diz que eles são mesmo inferiores em vários sentidos relevantes. E graças a esse preconceito, em muitos casos eles acabam sendo mesmo inferiores - afinal terão menos oportunidades, respeito, facilidade, ânimo; já largam atrás, socialmente, em qualquer corrida.

Até aqui, parece que o parágrafo acima poderia tranquilamente incluir os ateus.

Mas o preconceito contra ateus é muito diferente. No fundo, as pessoas não percebem os ateus como inferiores, e sim como ameaças de superioridade: intelectual, moral e "de liberdade" (afinal, não estão sob jugo de mandamentos, etc.). O boicote aos ateus se dá por inveja, despeito e vingança, e não por repulsa ou desdém automáticos.
.
http://www.orkut.com.br/CommMsgs?cmm=205291&tid=5533424306963948655&na=1&nst=1

2 comentários:

Postar um comentário