Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Cientistas pretendem criar forma de vida baseada em metais

Experiência desenvolvida na Universidade de Glasgow foi capaz de construir bolhas metálicas com formato semelhante ao de células orgânicas.



.
Lee Cronin, da Universidade de Glasgow, no Reino Unido, desempenha pesquisas que parecem saídas da ficção científica. A partir de moléculas contendo metais diversos, o cientista conseguiu criar bolhas com características semelhantes às de células orgânicas. A próxima etapa do experimento envolve a evolução desses seres em entidades inorgânicas capazes de se reproduzir sozinhas.

Em entrevista à New Scientist, Cronin afirmou que tem “100% de certeza de que podemos observar a evolução fora da biologia orgânica”. Para realizar suas pesquisas, o cientista utiliza uma gama de átomos de metais (principalmente tungstênio) ligados a elementos como oxigênio e fósforo, capazes de se ligar automaticamente em esferas com formato semelhante ao de células.

O resultado, que possui propriedades bastante semelhantes ao das células orgânicas encontradas na natureza, foi batizado como iCHELL. Entre as características da invenção está uma divisão clara de sua estrutura interna e a presença de uma membrana porosa que permite a passagem seletiva de nutrientes. A expectativa dos pesquisadores é que seja possível até mesmo o desenvolvimento de células metálicas capazes de realizar fotossíntese.
.
Novas interpretações sobre o que é a vida

O maior desafio enfrentado pela equipe atualmente é conseguir desenvolver estruturas semelhantes ao DNA, que permitam a reprodução e evolução das células metálicas. Os resultados até o momento têm sido animadores, com demonstrações que provam que as bolhas de metal são capazes de criar novas bolhas com estrutura semelhante e conseguem se adaptar a ambientes diferentes.

Caso a experiência de Cronin se mostre bem sucedida, pode expandir de maneira absurda as noções que a humanidade possui sobre o que é vida. A possibilidade de que existam seres cujas estruturas não são baseadas em carbono também poderá aumentar a probabilidade da existência de vida em outros



http://www.tecmundo.com.br/ciencia/13407-cientistas-pretendem-criar-forma-de-vida-baseada-em-metais.htm

0 comentários:

Postar um comentário