Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Cientistas dos EUA descobrem supernova jovem e próxima

Astrônomos da Califórnia descobriram a mais próxima e mais brilhante supernova de seu tipo em 25 anos, capturando o brilho de uma minúscula estrela autodestrutiva a "meros" 21 milhões de anos-luz da Terra e que em breve será visível para os observadores amadores do céu.
A descoberta, anunciada na quarta-feira, foi feita no que se acreditava ser as primeiras horas de uma rara explosão cósmica, por meio de um telescópio especial no Observatório Palomar, perto de San Diego, e com supercomputadores poderosos em um laboratório do governo em Berkeley.
A detecção tão cedo de uma supernova tão perto mobilizou astrônomos de todo o mundo, que estão se empenhando para observá-la com qualquer telescópio à disposição, incluindo o gigante Telescópio Espacial Hubble.
Os cientistas por trás da descoberta no Laboratório Nacional Lawrence Berkeley e a Universidade da Califórnia-Berkeley, disseram que o fenômeno extraordinário - chamado de PTF 11kly - provavelmente se tornará a supernova mais estudada da história.
"É um clássico cósmico instantâneo", disse Peter Nugent, cientista-sênior da UC Berkeley que a viu primeiro. A PTF 11kly apareceu na Galáxia Pinwheel Galaxy, localizada na constelação Ursa Maior. A uma distância de cerca de 21 milhões de anos-luz, isso a coloca, na escala cósmica, praticamente "no nosso quintal". A maioria das supernovas descobertas com o telescópio Palomar de 48 polegadas estão a cerca de 1 bilhão de anos-luz de distância e muito longe para o público geral poder ver, explicou Nugent.
Inicialmente detectada em 24 de agosto, a PTF 11kly literalmente ficou mais brilhante a cada minute e já estava 20 vezes mais luminosa em apenas um dia. Ela deve atingir seu pico em algum momento entre 9 e 12 de setembro, quando se tornará visível a observadores de estrelas com um bom par de binóculos ou um telescópio pequeno
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI5336869-EI301,00-Cientistas+dos+EUA+descobrem+supernova+jovem+e+proxima.html

0 comentários:

Postar um comentário