Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Pela 1ª vez, estudo observa cérebro na perda de consciência

Estudo aponta que ocorre uma mudança na atividade elétrica no interior do cérebro durante a perda de consciência




.
Pesquisadores observaram pela primeira vez o que acontece no cérebro humano quando se perde a consciência. Foi utilizada uma técnica de imagens em 3D recentemente descoberta, conhecida como "tomografia de impedância elétrica funcional por resposta evocada" (fEITER, na sigla em inglês).

O dispositivo foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, formada por médicos e engenheiros, da Universidade de Manchester. O equipamento é composto de um monitor com 32 eletrodos montados ao redor da cabeça do paciente.

De acordo com o estudo, ocorre uma mudança na atividade elétrica no interior do cérebro durante a perda de consciência, alterando a atividade de certos grupos de células nervosas (neurônios) e dificultando a comunicação entre diferentes partes do cérebro.

Brian Pollard, professor da universidade e um dos coordenadores do estudo, disse que muita pesquisa ainda precisa ser feita para entender que papel a tomografia de impedância elétrica irá desempenhar na medicina. "O maior obstáculo é saber exatamente o que estamos vendo, e isso será um desafio constante", disse Pollard.


.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI5196220-EI8147,00-Pela+vez+estudo+observa+cerebro+na+perda+de+consciencia.html

0 comentários:

Postar um comentário