Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

O Assange da Rússia

Um jovem advogado incomoda o Kremlin ao usar a internet para fazer denúncias de algo tão disseminado quanto a vodca — os casos de corrupção
.
Alexey Navalny, ativista anticorrupção: é advogado, mas é mais conhecido pelos seus sites de denúncias de casos de corrupção


.
Um jovem russo começa a trabalhar como policial, mas ao final do primeiro mês não vai buscar o pagamento. O mesmo acontece no segundo e no terceiro mês até que seu superior decide perguntar se ele não tinha intenção de receber. ‘Não sabia que ia ganhar um salário
.
Achei que vocês tinham me dado uma arma e que o resto era comi­go’, foi a resposta.” Piadas sobre corrupção são comuns na Rússia, onde o pagamento de propina parece estar incrustado na cultura local. O próprio governo estima que a roubalheira nos órgãos estatais seja equivalente a 3% do PIB.

Segundo a ONG Transparência Internacional, a Rússia fica na 154ª posição no ranking de corrupção de um total de 178 países. O bom humor, é preciso que se esclareça, não significa resignação total dos russos. Se assim fosse, o advogado Alexey Navalny, aos 34 anos, não teria sido alçado à condição de quase herói.

Navalny já foi chamado de Erin Brockovich da Rússia, uma alusão à americana que ganhou uma batalha legal contra uma grande empresa e, depois, virou tema de filme de Hollywood. Mas está mais para uma versão eslava de Julian Assange, o criador do site WikiLeaks.

É a partir da internet que Navalny lança denúncias de falcatruas. Há pouco mais de três anos, ele começou a comprar pequenos lotes de ações de estatais russas e a acompanhar mais de perto sua gestão.

Não demorou para se deparar com aberrações, como a doação de 300 milhões de dólares da Transneft, dona de estratégicos oleodutos, a instituições de caridade.

Ao pedir o nome das instituições à direção da empresa, não obteve resposta. Diante do imobilismo, postou uma mensagem em seu blog. A partir daí foi colecionando uma denúncia após a outra. Recentemente, descobriu mais negócios suspeitos da mesma empresa que somam bilhões de dólares.
.
http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/0994/noticias/o-assange-da-russia

0 comentários:

Postar um comentário