Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Carne produzida em laboratório é opção para não vegetarianos

A carne produzida em laboratório poderá ser uma alternativa aos consumidores que não querem se transformar em vegetarianos embora desejassem reduzir o impacto negativo de sua dieta no meio ambiente. Segundo cientistas das universidades de Oxford, no Reino Unido, e de Amsterdã, a carne criada artificialmente reduziria os gases estufa em até 96% em comparação com a carne produzida naturalmente.

Esse processo consumiria entre 7% e 45% menos energia que o mesmo volume de carne convencional e poderia chegar a exigir até 1% da terra e 4% de água associados ao produto tradicional. Em declarações ao jornal The Guardian, Hanna Tuomisto, pesquisadora da Universidade de Oxford que dirigiu o estudo, explica que não se trata de substituir totalmente a carne "convencional", mas que poderia ser parte da solução para alimentar a população crescente do planeta e economizar energia e água.

A proteína de origem animal é uma parte crescente da dieta mundial devido ao fato de milhões de pessoas das chamadas economias emergentes têm condições de comprar mais carne no dia-a-dia. Isso gera uma enorme pressão de alta sobre o preço dos cereais, contribui ao desmatamento crescente da Amazônia, diminui os recursos hídricos e faz com que países como a China se dediquem a comprar terras agrícolas em países mais pobres.

Tuomisto acredita que se fossem feitos mais investimentos na pesquisa de carne produzida em laboratório, a primeira carne artificial poderia chegar ao mercado em um prazo de cinco anos, começando pelo equivalente a carne picada até chegar a texturas como a de filetes. Alguns grupos como o People for the Ethical Treatment of Animals (pessoas em defesa do tratamento éticos aos animais, em português), estão contribuindo para financiar as pesquisas.


.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI5198103-EI8147,00-Carne+produzida+em+laboratorio+e+opcao+para+nao+vegetarianos.html

0 comentários:

Postar um comentário