Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

"Homem quebra-nozes" comia tufos de grama

Dentes e mandíbula sugeriam erroneamente que "homem quebra-nozes" comia coisas mais sólidas do que grama


.
O "homem quebra-nozes", conhecido por seus dentes grandes e mandíbula pronunciada, na verdade se alimentava de grama, afirmam cientistas.

Um grupo da Universidade de Utah (EUA), encabeçado pelo pesquisador Thure E. Cerling, analisou o carbono presente no esmalte de 24 dentes de 22 indivíduos que viveram no leste africano entre 1,4 milhão a 1,9 milhão de anos atrás.

Entre os tipos de carbono, um é encontrado em folhas de árvores, nozes e frutas; enquanto outro consta em gramas e plantas rasteiras.

E foi justamente o segundo que mostra que os homens quebra-nozes, ou Paranthropus boisei, comiam muito mais grama do que seus outros ancestrais humanos, somente perdendo em quantidade para uma espécie extinta de babuínos também comedora de grama.
.
O coautor da pesquisa, Matt Sponheimer, da Universidade do Colorado (EUA), brinca: "Sinceramente, não esperávamos encontrar o equivalente primata de uma vaca em um dos galhos da nossa árvore genealógica."

As análises anteriores se basearam em formato e tamanho dos dentes, segundo Cerling, enquanto seu time partiu para o estudo de pedaços de um dente [do Museu Nacional do Quênia), que levaram a novas informações.

"[O estudo] nos lembra que as coisas não são exatamente como parecem ser na paleontologia", comenta Peter S. Ungar, da Universidade de Kansas (EUA).

O texto, publicado nesta terça-feira, pode ser visto na revista "PNAS" ("Proceedings of the National Academy of Sciences").
.
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/910700-homem-quebra-nozes-comia-tufos-de-grama.shtml

0 comentários:

Postar um comentário