Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

SIMILARIDADES ENTRE O VIRTUAL E BIOLÓGICO.


.
Quantas vezes vemos pessoas criticando os biólogos por brincarem de Deus quando manipulam uma forma de vida geneticamente. Não é uma afirmação tão absurda. Na realidade qualquer pessoa que mexa em um computador hoje brinca de Deus e manipula uma forma de vida, a virtual. O computador não é uma forma de vida tradicional como a biologia esta acostumada a estudar, cuja finalidade é reproduzir. Mas o vírus computador segue o principio da vida no sentido amplo da biologia. Aqui, apontarei semelhanças e diferenças entre a vida virtual e a biológica.



Lendo diversos livros de evolução e biologia molecular podemos ver princípios básicos da computação semelhantes a genética e evolução. A diferença se encontra em poucos detalhes. Na vida virtual os softwares e os hardwares são criados por um agente inteligente e consciente, o homem, isso pode dar a impressão da necessidade de um projetista quando cooptamos essa criação no sentido biológico da coisa. . Na vida biológica os software e hardware são criados por um agente natural não dotado de qualquer tipo de inteligência, a seleção natural. Obviamente que o homem criou o computador, mas seria perfeitamente possível criar um computador se a seleção natural agisse durante anos sobre suas peças, se isso fosse possível claro. Como suas peças não são estruturas orgânicas obviamente uma mesa ou uma cadeira não evoluem, mas o vírus evolui.

As informações obtidas em um computador estão arquivadas em um código virtual chamado de código binário onde as informações estão escritas em números como 10011010. Na biologia as informações de um organismo estão armazenadas na forma de DNA onde os códigos não quaternários ditados pelas letras A, T, C e G que estruturalmente representam as bases nitrogenadas. Obviamente que o código binário foi criado pelo homem com o intuito de processar informações a partir de dois caracteres que atuam como um alfabeto referencial. Geneticamente o alfabeto da vida foi criado por sucessivas alterações em um genoma que surgiu e um passado distante e que vem se alterando naturalmente, mostrando parentesco entre as diversas formas de vida, inicialmente não surgiu com a finalidade da hereditariedade, mas ao longo dos milhões e milhões de anos o modelo molecular padrão foi modificado e a hereditariedade foi possível.

Uma vez que uma molécula seja estável o suficiente para passar para a geração seguinte, mas que seja também susceptível a variações pode produzir formas totalmente distintas ao longo dos milhares de anos.

Se utilizarmos o exemplo de Dawkins no seu livro O gene egoísta o jogo de xadrez de um computador é criado por um programador que escreve em um alfabeto específico as regras, dicas e estratégias do jogo. Não significa que o computador aprendeu a jogar xadrez, mas que ele sabe as regras do jogo a ponto de poder jogar contra um homem. O fato de saber como as leis funcionam obrigam necessariamente o computador que não é inteligente a mover as peças de acordo com o que é programado. É possível que a vida e toda a conformação mecânica e estrutural do universo sejam assim devido a uma conseqüência das leis da física. Obviamente que no caso do xadrez o ditador das leis é o engenheiro e na física não há um ser projetista capaz de criar todas as leis e alguns dias conforme gêneses. O computador não tem a capacidade cognitiva de raciocínio, mas ainda sim pode ganhar de você seguindo as regras.

Da mesma forma uma comunidade de genes atua, ditando as regras do comportamento de um organismo, assim como suas estratégias, dicas, conselhos e até previsões futuras. Quando o organismo entrar em contato com os estímulos específicos o corpo reage dando uma resposta. O gene é o programador e o executor são os músculos do corpo. Obviamente que os fatores biopsicossociais fazem parte deste contexto embora que Stephen Jay Gould acreditava que o comportamento por si só seria algo que em sua essência surgisse por fatores sociais.

O programador utiliza diversas linguagens de programação como o COBOL, Visual Basic, Dbase, Java, Java Script, HTML, Clipper, VB Script, DELPHI e Pascal criar uma linguagem de criação e posteriormente em uma linguagem de maquina que será executável para uso do homem. Da mesma forma as informações genéticas do DNA atuam. Elas convertem as informações dos genes em uma linguagem de seqüências de aminoácidos, as proteínas, que podem ser uma forma de sinalização em diversas situações, até mesmo comunicação entre outras células.

Existem outras semelhanças como o sistema imunológico. A diferença é que nós temos a capacidade de constantemente memorizar células de defesa contra os vírus em nosso sistema imune e os computadores precisam de um sistema que atue da mesma forma, os antivírus. Os programas anti-vírus ao contrário do homem são programas a parte que se adquire comprando O nosso sistema imune já vem instalado em nosso genoma, em raros casos há um problema de fabricação que torna pessoas imuno-suprimidas naturalmente..

Os vírus tanto na rede virtual quanto rede biológica são pequenas informações programadas para se duplicar X vezes a cada período de tempo. São análogos mais ainda já que esta informação é um pequeno fragmento de programa que será instalado dentro do Hard disk do computador ou dentro do genoma do organismo.

O primeiro vírus computacional do mundo foi o Brain, foi desenvolvido em 1986 criado pelos irmãos paquistaneses Amjad Farooq Alvi e Basit Farooq Alvi. Pela primeira vez os criadores do vírus Brain, o primeiro a infectar PCs, deram uma entrevista falando sobre a praga, que completou 25 anos agora em 2011. Os irmãos dizem que não tinham intenção de criar um vírus destrutivo, tanto que seus dados pessoais estavam incluídos no código do vírus. A proposta era criar um código que pudesse verificar as funcionalidades multitarefas do DOS que era o sistema operacional da época e reconhecer as vulnerabilidades do sistema.

Modificações anatômicas também são encontradas no computador e no homem. Hoje o uso da tecnologia vem ampliando a forma de processamento dos processadores que são realmente os cérebros dos computadores. O processador é formado por transistores de silício, um material utilizado na eletrônica dos aparelhos. Atualmente com o advento da nanotecnologia os transistores de silício estão sendo substituídos por nano-transistores ou nanotubos, o que amplia consideravelmente a sua quantidade em um processador. Com uma quantidade de transistores maiores o efeito no processamento das informações é mais rápido. A diferença em relação a biologia é que no computador cada transistor é ligado apenas a um único transistor seguinte o que se assemelha a um circuito único.

No homem o processador é o encéfalo. Porem muito mais sofisticado, onde cada neurônio se conecta e recebe conexões com milhares de outros neurônios o que torna o processamento mais eficaz embora não seja tão rápido quanto o processamento de uma máquina. Vale a pena lembra que a velocidade de processamento de um computador é dada pela sua capacidade de memória e não pelo processador. Não temos noção da quantidade de informações que nosso cérebro é capaz de receber e de processar. `’E muita informação.

Desta forma não é incomum ver as pessoas sonhando com um mundo como o Matrix, a diferença é que nós procriamos e passamos estas informações adiante, os computadores não tem esta capacidade por isso são defasados em relação a produção de descendentes. Mal vemos o lançamento IPAD I, agora Steve Jobs lançou o IPAD II, mais fino e com uma segunda câmera. O IPAD III e já esta pronto, e logo sai no mercado. Além de tamanha obsolescência o que mais é possível criar? Quem sabe um dia um computador com um super processador não cria membros em seu corpo capaz de produzir uma maquina capaz de criar outros computadores assim como vemos as máquinas de soltando as peças de um carro na montadora.

Por enquanto o homem ainda busca criar um programa que simule o sistema imunológico, que seja capaz de memorizar um padrão viral e produzir um anticorpo virtual para ele. Vale a pena sonhar, mas acredito que o mundo de Matrix ainda não está para nossa geração. Quem sabe para nossos filhos e netos, se o mundo não acabar antes.

Scritto da Rossetti
.
http://netnature.wordpress.com/

1 comentários:

Anônimo disse...

Ola Bruno, sou o Rossetti do netnature. Obrigado por publicar textos meus, podemos entrar em contato?
Grande abraço!!!

Postar um comentário