Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Proteína pode ajudar a apagar traumas da mente, diz estudo

Cientistas descobriram uma maneira de apagar lembranças de traumas da mente inibindo a ação de uma proteína chamada de PKM. O estudo, publicado no Journal of Neuroscience, pode beneficiar pessoas que sofreram traumas de guerra, que foram vítimas de violência ou que apresentam transtorno de estresse pós-traumático. As informações são do site do jornal Daily Mail.
Segundo David Glanzman, chefe da pesquisa e professor da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, com a descoberta será possível alterar a memória para reduzir o trauma. "Não é num futuro imediato, mas acredito que seremos capazes de identificar a memória de uma experiência traumática e tentar amenizá-la no cérebro", disse.
Glanzman e sua equipe relataram ter eliminado, ou pelo menos enfraquecido substancialmente, a memória de longo prazo em caracóis marinhos, conhecidos como Aplysia. Os pesquisadores estudaram a proteína no caracol, que apresenta um sistema nervoso simples, para que pudessem entender como a atividade PKM mantém uma memória de longo prazo.
Eles analisaram um tipo simples de memória, chamada de sensibilização. "Se moluscos marinhos são atacados por um predador, o ataque aumenta sua sensibilidade aos estímulos do ambiente, é uma forma fundamental de aprendizagem que é necessária para a sobrevivência", disse Glanzman.
Os cientistas removeram os neurônios-chave do sistema nervoso do caracol e os colocaram em uma placa de Petri, para recriar os dois neurônios do "circuito" que produz o reflexo. Eles conseguiram apagar uma memória de longo prazo, tanto no caracol quanto nos neurônios em laboratório. De acordo com os pesquisadores, a descoberta é o primeiro passo para impedir a formação de uma memória traumática específica
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI5102367-EI8147,00-Proteina+pode+ajudar+a+apagar+traumas+da+mente+diz+estudo.html

0 comentários:

Postar um comentário