Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

domingo, 10 de abril de 2011

Novas imagens holográficas são obtidas com Plasmons

Os pesquisadores da universidade japonesa conseguiram aproveitar a forma como os raios de luz disparam as ondas de elétrons, por meio de uma máquina, sobre uma superfície de metal



.
Grupo de pesquisadores da Universidade de Osaka, no Japão, conseguiu uma maneira nova de projetar hologramas que não mudam a cor com o movimento do observador, por meio do uso de Plasmons.
Os Plasmons são oscilações de elétrons que ocorrem em nuvens de elétrons ou plasma e já eram utilizados para polarizar diferentes tons de cor nos vidros de janelas do período medieval, através de partículas de ouro dispersas no material, que rebrilhavam durante as diferentes fases da luz solar.
Os pesquisadores da universidade japonesa conseguiram aproveitar a forma como os raios de luz disparam as ondas de elétrons, por meio de uma máquina, sobre uma superfície de metal. Plasmons sempre emitem luzes coloridas, visíveis somente a poucos nanômetros da superfície do metal. A pesquisa do físico Satoshi Kawata, publicada na Science, demonstra como o grupo conseguiu projetar a luz sobre uma superfície rugosa e fazer saltarem cores incríveis na chapa.
"Um holograma convencional muda de cor, se você muda o ângulo; nosso holograma mostra a cor natural em todos os ângulos que você observar", afirmou Kawata, físico em ótica da universidade de Osaka, de acordo com o site da revista Wired.
A experiência, embora apresente imagens muito interessantes, não parece ter aplicação prática efetiva: "Ninguém está pensando em usar plasmons para fazer telas (para gadgets)," disse o pesquisador. "Eu apenas quis demonstrar que era possível fazê-lo. Mas eu espero haja interesse em usar esta tecnologia para (produzir) grandes telas em 3D", observa
.
http://tecnologia.terra.com.br/mundo-em-3d/noticias/0,,OI5059013-EI17669,00-Novas+imagens+holograficas+sao+obtidas+com+Plasmons.html

0 comentários:

Postar um comentário