Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

sexta-feira, 25 de março de 2011

RS: descoberto herbívoro de 260 mi de anos e dentes de sabre

Os pesquisadores nomearam a estranha espécie de Tiarajudens eccentricus


.
Uma equipe de paleontólogos das universidades Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Federal do Piauí (UFPI) e de Witwatersrand (África do Sul) descobriu fósseis de um vertebrado herbívoro com dentes de sabre em Tiarajú, na região central do Rio Grande do Sul.
Segundo a Ufrgs, o animal era um terápsido (antiga linhagem de vertebrados que deu origem aos mamíferos) que viveu no Período Permiano da Era Paleozoica - pelo menos 260 milhões de anos atrás.
Apesar de não ser muito grande (tinha o tamanho de uma anta), chama a tenção os dentes de 12 cm. Os pesquisadores chegaram à conclusão de que era uma nova - e estranha - espécie e a nomearam de Tiarajudens eccentricus.
Os pesquisadores destacam também que é o mais antigo registro de terápsido que tinha a capacidade de mastigar e o mais antigo de um herbívoro com dentes de sabre - característica comum em alguns carnívoros extintos, como o famoso tigre dentes de sabre, mas rara em herbívoros.
Os cientistas acreditam que os longos dentes eram usados em lutas entre membros da mesma espécie ou como defesa contra predadores. A descoberta será publicada na revista científica Sciencie na edição de sexta-feira
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI5026956-EI8147,00-RS+descoberto+herbivoro+de+mi+de+anos+e+dentes+de+sabre.html

0 comentários:

Postar um comentário