Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Pesquisa: elefantes são capazes de cooperar uns com os outros


.
Pesquisadores da universidade britânica de Cambridge realizaram testes para comprovar a capacidade de cooperação de elefantes na Tailândia. Na série de experiências, pares de paquidermes perceberam rapidamente que, para conseguir conseguir comida, era preciso que ambos puxassem cordas ao mesmo tempo.
Eles chegaram até mesmo a esperar a chegada de um companheiro para começar a puxar. Para os pesquisadores, o teste indica que elefantes realmente são capazes de cooperar em prol de um bem comum.
Para ir além, é preciso estudar como eles cooperam em outras atividades, como resolvem problemas e outras habilidades que geralmente são reservadas aos animais considerados da elite cognitiva, como chimpanzés, alguns pássaros e golfinhos", afirmou à BBC o psicólogo Joshua Plotnik, da Universidade de Cambridge.
Para quem trabalha com elefantes, os testes comprovam a experiência diária. A tratadora Lynne Thomson, do Woburn Safari Park, na Grã-Bretanha, afirmou já ter visto elefantes ajudando-se mutuamente na hora da alimentação - um puxava o feno da rede, enquanto outro catava o feno mais abaixo. Para ela, será interessante ver se outros vão dar prosseguimento aos testes da Tailândia.
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4978768-EI8147,00-Pesquisa+elefantes+sao+capazes+de+cooperar+uns+com+os+outros.html

0 comentários:

Postar um comentário