Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

quinta-feira, 31 de março de 2011

ESA fornece a mais exacta imagem da gravidade na Terra


.
Dados enviados por satélite para a ESA (Agência Espacial Europeia), durante dois anos, possibilitaram o estudo preciso da gravidade do planeta Terra de uma forma inédita.
Os cientistas detêm agora um dos mais exactos modelos geoide (forma verdadeira do nosso planeta, que não é totalmente arredondado) do lugar onde vivemos.

A imagem foi divulgada durante uma conferência em Munique, na Alemanha
.
O geoide é uma superfície projectada apenas se considerando a sua gravidade, sem a acção de marés e correntes oceânicas.

O modelo serve como referência para medir a movimentação dos oceanos, a mudança do nível do mar e a dinâmica do gelo, o que pode abrir precedente para entender com maior profundidade as alterações climáticas.

Além desses dados oceanográficos, também servirá para estudar a estrutura interna do planeta como, por exemplo, os processos que levam à formação de terramotos de grande magnitude como o que atingiu o Japão a 11 de Março. Do espaço, é praticamente impossível para os satélites observarem a dinâmica dos tremores visto que o movimento das placas tectónicas ocorre abaixo do nível dos oceanos.

Contudo, explica a ESA no seu site, os tremores costumam deixar um «rasto» na gravidade do planeta, o que pode ajudar no estudo do mecanismo de um terramoto e na sua detecção prévia
.
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=60&id_news=502856

0 comentários:

Postar um comentário