Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Tecnologias alternativas - Corrida em SC reúne barcos solares criados no Brasil

Estudantes preparam barco para competição


.
Competidores de todo o País apresentaram neste domingo na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, os projetos de barcos elétricos que começam a participar do Desafio Solar Brasil. Os barcos, movidos por motores abastecidos por energia solar, começaram a ser montados em um tradicional clube da capital catarinense. Antes mesmo de entrarem na água, as embarcações já se transformaram em uma grande atração.
O objetivo do desafio, que reúne 10 grupos de competidores, é promover a tecnologia limpa e divulgar os barcos produzidos em escolas náuticas e universidades.
Os motores são movidos pela energia solar captada em placas fotovoltaicas. Com a captação de energia, os barcos chegam a uma velocidade de 5 a 6 milhas por hora (entre 8 e 9,6 km/h) e uma autonomia que pode chegar a oito horas, dependendo das condições do mar.
De acordo com Allan Reid, diretor do projeto solar do Instituto Náutico Paraty (RJ), a disputa estimula a troca de experiências entre universitários e engenheiros do setor. Ele destaca que existem projetos para construção de barcos solares com capacidade para até 20 pessoas, mas que o custo da tecnologia ainda é bastante elevado.
"Cada placa com um 1 m² não sai por menos de R$ 1,5 mil, o que torna a tecnologia limpa ainda muito cara no Brasil", disse. "Mas os projetos são interessantes, não agridem o meio ambiente e podem se tornar viáveis no futuro".
O custo e a velocidade são apontadas pelos especialistas como os maiores entraves para que os barcos elétricos sejam produzidos para atender segmentos de recreio e transporte de passageiros. "Ainda existe muito o que evoluir nesta questão", disse o professor Allan. "Por isso a importância de disputas como essa".
O barco do grupo de Paraty apresentou problemas técnicos durante a fase de preparação realizada neste domingo. Uma peça acabou queimando e a participação dos cariocas está comprometida. "Só iremos conseguir entrar na água se a UFRJ nos mandar por avião outra peça dessa, que transmite as informações ao motor", disse.
Neste domingo foram montadas as embarcações e os pilotos passaram pelo processo de pesagem. A partir desta segunda-feira, os barcos começam a competir na própria Lagoa da Conceição.
O Desafio Brasil irá ocorrer ao longo da semana em vários trajetos dentro da lagoa e em algumas das principais praias de Florianópolis. A Universidade Federal de Santa Catarina, campeã das últimas duas edições, disputa o desafio com duas embarcações
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4943946-EI8147,00-Corrida+em+SC+reune+barcos+solares+criados+no+Brasil.html

0 comentários:

Postar um comentário