Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Maconha dá lição de jornalismo - Gilberto Dimenstein

Para ilustrar como está mudando o jeito de produzir e disseminar informações, um professor mostrou numa aula de jornalismo aqui em Harvard um site que, na prática, é uma bolsa de valores da maconha. Lá tem o preço da erva em centenas de cidades americanas, com uma divisão com base na qualidade. Essa "bolsa" só é possível porque milhares de pessoas voluntariamente decidiram cooperar.

A aula não era obviamente para estimular ninguém a fumar maconha, mas discutir como se lidar com novas tecnologias, que permitem a cada um publicar qualquer coisa. O relevante, agora que vemos como a internet é um dos ingredientes por trás das revoltas no Oriente Médio.

Estão surgindo projetos pela internet que deixam os poderes, qualquer poder, mais transparentes. Gostaria de compartilhar com você, leitor, alguns desses projetos que eu conheci e permitem acesso a formidáveis fatos.

É possível, por exemplo, acompanhar em tempo real uma votação ou discussão parlamentar e ver na tela todos os interesses de parlamentar e dos governantes que se relacionam com aquele assunto. Dá para ver quem dá dinheiro na campanha, quem deu presentes, quem são os lobistas envolvidos, e por aí vai.

Veja a lista dos sites no www.catracalivre.com.br
.
http://www1.folha.uol.com.br/colunas/gilbertodimenstein/882064-maconha-da-licao-de-jornalismo.shtml

0 comentários:

Postar um comentário