Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Dinossauros voadores se pareciam mais com répteis do que com aves, diz estudo

Ilustração de como seria um pterossauro; na China, pesquisadores encontraram exemplar do animal e um ovo



.
Os dinossauros que voavam há cerca de 160 milhões de anos sobre o nordeste da China se pareciam mais com répteis do que com aves, segundo um estudo publicado pela revista "Science" na quinta-feira.

Os pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências Geológicas de Pequim descobriram, em rochas sedimentares da região da atual província chinesa de Liaoning, o fóssil de um pterossauro adulto preservado junto com um de seus ovos.
.
A presença do ovo indica que o réptil alado era uma fêmea "sexualmente madura", o que originou várias comparações entre os machos e as fêmeas desta espécie denominada Darwinopterus, da qual se encontraram dezenas de fósseis.

"Os modos de reprodução e crescimento têm um impacto profundo sobre a anatomia, a ecologia e a evolução, mas ainda são pouco conhecidos no que se refere à maioria da fauna extinta", destaca o artigo.

Isto inclui os pterossauros, um grupo importante de répteis voadores que persistiu desde o fim do período Triásico, há cerca de 200 milhões de anos, até o término do Cretáceo, há aproximadamente 65 milhões de anos.

Como até pouco tempo atrás eram poucos os exemplares fósseis obtidos dos pterossauros, "as ideias sobre a biologia reprodutiva destes animais eram obtidas, em grande medida, por meio de comparações com as aves", revelou o estudo.
.
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/864027-dinossauros-voadores-se-pareciam-mais-com-repteis-do-que-com-aves-diz-estudo.shtml

0 comentários:

Postar um comentário