Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Nasa confirma descoberta de nova forma de vida

The new life forms up close, at five micrometers.


.
A Nasa confirmou nesta quinta-feira em Washington a descoberta de uma forma nova de vida encontrada em um lago tóxico na Califórnia. Segundo os pesquisadores, eles encontraram um "micro-organismo vivo diferente do conceito de vida que conhecemos até hoje", diz pesquisadora da Nasa.
"Até hoje se pensava q todas as formas de vida precisavam de fósforo e este micróbio substitui arsênico por fósforo. Isso é profundo. o que mais poderemos encontrar?", diz a pesquisador Felisa Wolfe-Simon. "A definição de vida acabou de ser ampliada", diz Ed Weier, administrador da Nasa da missao de ciência.
A Nasa diz que a descoberta de uma bioquímica alternativa vai mudar livros de Ciência e a ampliar o escopo da busca pela vida fora da terra. Carbono, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, fósforo e enxofre sao os 6 elementos basicos de todas as formas de vida na terra. Fósforo é parte da estrutura do DNA e do RNA, as estrturas que transportam as instruções genéticas da vida e é considerado um elemento essencial para todas as células vivas.
Fósforo é um componente central da molécula que transporta energia em todas as celulas (adenosina trisfosfato) e também os fosfolipídios que formam todas as membranas das celulas.
Essa forma de vida descoberta utiliza o arsênico no lugar do fósforo. O arsênico é elemento quimicamente parecido com o fósforo, mas venenoso para a maioria das vidas na terra.
Segundo os pesquisadores, a descoberta abre toda uma nova variedade de perguntas, com respeito à exploração espacial, isso é muito importante, pois mostra que ainda não sabemos o que pode ser tolerado em outros ambientes. "Temos q pensar em possibilidades de encontrar vida que aguentam coisas que nao conseguiríamos aguentar", diz Mary Voytek, diretora do programa de Astrobiologia da Nasa.
Felisa afirma que temos que pensar em vida em qualquer contexto, como o lunar ou outro planeta.
"(Esta descoberta leva a) possibilidades de organimos que possam viver sem fósforo e poderá se desenvolver toda uma nova tecnologia de bioenergia sem usar fósforo", diz James Elser, professor da Escola do Estado do Arizona.
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4823978-EI238,00-Nasa+confirma+descoberta+de+nova+forma+de+vida.html
.
.
http://gizmodo.com/5704158/

4 comentários:

SERGIO VIULA disse...

Fantástico! Isso também demonstra, de certa forma, que não se pode dizer que as coisas tenham necessariamente finalidades em si mesmas. As coisas simplesmente são. Elas vão se formando por combinações as mais diversas, traformações constantes e - muitas vezes - imperceptíveis, exceto com o auxílio de equipamentos avançadíssimos ou milhões, talvez bilhões de anos. Tudo o que há, está aí porque possível.

Combinações e resultados diferentes daqueles com os quais estamos acostumados provavelmente são possíveis. E se realmente forem, poderão ser encontrados como organismos vivos ou fossilizados ou talvez até numa outra forma que ainda desconheçamos. A questão é: quanto tempo será necessário? Teremos esse tempo? Tomara!:)

A vida é fantástica!

Abração, Breno!

diogoclinger disse...

imagino o unvierso infestado de vidas extras terrestres, aqui mesmo na Terra é possivel encontrar alguns insetos que resistem ao vácuo do espaço, agora com mais essa é so preciso um pouco de paciência pra que seja encontrado nos nossos planetas vizinhos.

Ateuligente disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ateuligente disse...

Verdade, eu fico feliz por estar vivendo essa época de tanto conhecimento científico acumulado e de tantas descobertas, acho que o homem nunca produziu tanta ciência e num ritmo tão grande quanto o atual.
Tomara que não tenhamos conflitos globais tão cedo para que continuemos crescendo cada vez mais em ciência e tecnologia, que a guerra fria não volte novamente.
A vida é tão bela e é uma pena que passe tão rápido e dure tão pouco, pena que meu tempo está se esgotando e eu esteja chegando tão perto da morte

Postar um comentário