Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

sábado, 4 de dezembro de 2010

Colisões a 10 trilhões de °C no LHC devem ser estendidas

Novos dados sobre as origens do universo estão sendo lançados com tanta rapidez que os físicos talvez estendam a fase inicial atual do projeto "Big Bang" até o fim de 2012, afirmaram os diretores do centro de pesquisas Cern. O experimento, que ocorre no Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês), tem alcançado temperaturas recordes de 10 trilhões de °C.
A extensão, a ser decidida no final de janeiro, poderá levar a uma descoberta precoce sobre o mistorioso bóson de Higgs, que se acredita tenha transformado a massa amorfa de partículas em matéria sólida no nascimento do cosmos.
"Há uma grande janela para novas descobertas se abrindo e queremos garantir que a oportunidade desses últimos meses seja mantida," disse o diretor-geral do Cern, Rolf Heuer, supervisor dos experimentos no Grande Colisor de Hádrons (LHC).
"Este ano confirmamos tudo o que pensávamos que sabíamos sobre o universo físico e agora estamos nos movendo para um território novo," acrescentou o diretor de pesquisas do centro, Sergio Bertolucci. "Estamos nos voltando para os desconhecidos sabidos e também para coisas sobre as quais talvez nem tenhamos pensado."
Heuer e Bertolucci falaram enquanto os engenheiros do Cern começavam a desligar o LHC e seu enorme detector de magnetos - que fazem as partículas colidirem à velocidade da luz e formam o maior projeto científico do mundo. A máquina gigante e subterrânea ficará desligada até fevereiro para ajustes finos durante o inverno.
Os especialistas do Cern relataram na quinta-feira a um auditório lotado de pesquisadores - jovens, em sua maioria - a recriação de um "plasma quark-glúon" que se acredita ter sido a totalidade do cosmos uma fração de segundo depois do Big Bang, há 13,7 bilhões de anos.
Pela primeira vez, a atividade das duas partículas elementares dentro do plasma foi rastreada e um fenômeno chamado "atenuação de jatos," observado, dando pistas sobre como a matéria se transformou nas estrelas, nos planetas e, por fim, na vida na Terra.
Os resultados foram obtidos após apenas alguns dias de colisão de íons no LHC a energias ultra-elevadas produzindo temperaturas por vezes 500 mil vezes mais altas do que o núcleo do sol.
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4825706-EI8147,00-Colisoes+a+trilhoes+de+C+no+LHC+devem+ser+estendidas.html

0 comentários:

Postar um comentário