Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Observatório ESO capta imagem de galáxia formada por colisão

A galáxia Átomos da Paz foi formada por uma colisão entre outras duas galáxias


.
Astrônomos do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) captaram imagem da galáxia Átomos pela Paz (NGC 7252). Essa galáxia foi formada pela colisão de outras duas, e é famosa por fornecer oportunidade de estudo dos efeitos da fusão de galáxias na evolução do Universo.
A imagem retrata uma colisão, tendo ao fundo um campo de galáxias distante. São vistas, também, caudas produzidas por correntes formadas por estrelas, gás e poeira. Além delas, a imagem mostra conchas que se formam quando gases e estrelas são arrancados das galáxias em colisão e se juntam em torno do núcleo da nova galáxia formada.
Para os astrônomos, a galáxia Átomos da Paz pode ser uma previsão do que ocorrerá com a Via Láctea. É previsto que, daqui a três ou quatro milhões de anos, a Via Láctea e a galáxia de Andrômeda colidam. Porém, a distância entre as estrelas no interior de uma galáxia é tão grande que é improvável que o Sol colida com outra estrela.
A galáxia Átomos da Paz se localiza a cerca de 220 milhões de anos-luz da Terra, e tem esse nome por causa de um discurso do ex-presidente americano Dwight D. Eisenhower, que disse que visava promover a energia nuclear para fins pacíficos. O discurso foi apelidado de Átomos pela Paz, e como obteve fama na comunidade científica, a galáxia NGC 7252 recebeu esse nome.
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4783981-EI301,00-Observatorio+ESO+capta+imagem+de+galaxia+formada+por+colisao.html

0 comentários:

Postar um comentário