Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Fiéis esperam milagres de crânios em festa na Bolívia

Os crânios são chamados de "ñatitas" e acredita-se que fazem milagres


.
Fiéis das cidades bolivianas de El Alto e La Paz decoram com flores, óculos e gorros as "ñatitas", crânios humanos aos quais se atribuem poderes milagrosos, em uma festa pagã andina que acontece no dia 8 de novembro e é condenada pela igreja.
Trata-se de um ritual que acontece uma semana após o Dia de Finados e que consiste em levar os crânios decorados às capelas dos cemitérios para serem abençoados pelos padres católicos. Depois, há uma festa com muita música e bebida em que o crânio é o centro das festividades.
Não se sabe a origem do costume que diz que estes crânios - alguns de familiares, mas a maioria de desconhecidos - concedem favores como dinheiro ou saúde como retribuição a oferendas como bebidas, cigarros, flores, velas, rezas e festas.
.
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4781137-EI8140,00-Fieis+esperam+milagres+de+cranios+em+festa+na+Bolivia.html

2 comentários:

Paula disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paula disse...

Achei um pouco macabro, pq não tinha visto tal costume.
É incrivel como cada lugar d mundo tem rituais culturais que buscam na maioria das vezes, atravez disso... saude, sorte...
Adorei o blog.
Abraços

Postar um comentário