Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Cientistas desenvolvem maneira de apagar memórias em ratos

Pesquisadores do Escola de Medicina da Universidade John Hopkins, nos Estados Unidos, desenvolveram uma forma de apagar partes específicas da memória de ratos de laboratório, de forma permanente. As informações são do site TG Daily.
Os cientistas conseguiram identificar proteínas que agem em neurônios cujas atividades estão relacionadas com o medo em ratos, e também em humanos. Retirando estas proteínas de uma região específica do cérebro, os pesquisadores acreditam que podem eliminar não apenas a sensação de medo, mas também apagar lembranças traumáticas, explica o site.
Richard Huganir, professor e diretor de neurociência da universidade, e seus colegas conseguiram remover a proteína modificando quimicamente outra, a GluA1. Ratos com esta proteína modificada tiveram suas memórias de medo apagadas, enquanto aqueles com nenhuma modificação continuaram com seus medos.
Algo semelhante já existe na ficção, como no filme Brilho eterno de uma mente sem lembranças, de 2004, no qual um casal, interpretado por Jim Carrey e Kate Winslet, encontra como solução para o final de seu relacionamento: a eliminação das memórias que remetem ao romance.
Por mais que pareça ficção, porém, o Dr. Huganir acredita que a tecnologia pode ser utilizada no futuro para tratamento de doenças relacionadas com traumas, como guerras, acidentes ou estupros.
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4772817-EI8147,00-Cientistas+desenvolvem+maneira+de+apagar+memorias+em+ratos.html

0 comentários:

Postar um comentário