Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Obama comprovará lenda sobre Arquimedes em programa de televisão

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, comprovará na televisão a teoria segundo a qual o matemático grego Arquimedes evitou uma invasão naval a Siracusa com o uso de espelhos.
Em um ato hoje na Casa Branca para homenagear os estudantes que ganharam um concurso de ciências, matemática e tecnologia, Obama confirmou que gravou sua participação no programa "Mythbuster", da rede de televisão "Discovery Channel".
Esse programa comprova teorias científicas em episódios que com frequência realizam explosões.
"Participei de um episódio, mas não tive a oportunidade de explodir nada. Estou um pouco decepcionado", destacou Obama.
O episódio com o presidente será transmitido nos EUA em 8 de dezembro, afirmou o "Discovery Channel" em comunicado.
Os apresentadores do programa, Jamie Hyneman e Adam Savage, que se encontravam hoje no ato na Casa Branca, disseram que Obama não participou da experiência em si, mas esteve no papel de "comandante" e deu as ordens.
O episódio tentará comprovar a experiência de Arquimedes que impediu navios romanos de atacar a cidade de Siracusa (na atual Sicília), através do posicionamento de uma série de espelhos, orientados de forma a refletir a luz do sol contra os olhos dos invasores.
Segundo a lenda, sem conseguir enxergar, os romanos perderam o controle de seus navios.
A participação de Obama no episódio reforça a mensagem da Casa Branca a favor de uma maior aprofundamento nos estudos de ciências, matemática e tecnologia, que o presidente considera básicos para que os estudantes americanos possam competir com os de todo o mundo.
No ato de hoje, estudantes de todo o país levaram à Casa Branca seus projetos para participar da primeira feira científica organizada por iniciativa de Obama, quem se mostrou "impressionado" pelo talento dos jovens.
Ele recebeu na residência presidencial os ganhadores das competições de ciências, matemática e tecnologia do país e os parabenizou por suas conquistas.
"Isto é algo que há muito tempo eu queria fazer", disse o presidente.
Ele ressaltou que o futuro depende "desses jovens", que podem realizar experiências, desenvolver softwares e novas tecnologias.
.
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4741555-EI294,00-Obama+comprovara+lenda+sobre+Arquimedes+em+programa+de+televisao.html

0 comentários:

Postar um comentário