Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Em expectativa por novo vazamento, WikiLeaks amanhece fora do ar

Em meio a expectativas por um novo vazamento de documentos secretos sobre a ação bélica norte-americana, o site do WikiLeaks iniciou a segunda-feira fora do ar. Por volta das 5h30 de hoje, a página indicava estar "sob manutenção" e que voltaria a funcionar "assim que possível".
A expectativa é de que o WikiLeaks vaze um pacote de cerca de 400 mil documentos relacionados à campanha dos Estados Unidos no Iraque. Ontem, o Pentágono informou já ter montado uma equipe de 120 pessoas para lidar com a eventual divulgação dos dados.
A previsão é de que os documentos venham a público até o fim deste mês, mas há indícios de que o vazamento poderia ocorrer ainda hoje.
O coronel Dave Lapan, porta-voz do Pentágono, afirmou à agência Reuters que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos já está preparado caso os documentos sejam publicados hoje ou amanhã, possibilidade divulgada anteriormente em comunicados do WikiLeaks.
O jornal espanhol El País também fazia menção, em matéria desta segunda publicada no seu site, de que o WikiLeaks "pretende publicar nas próximas horas" o material.
O WikiLeaks, uma organização não-governamental internacional com sede na Suécia que se dedica à publicação de documentos sigiliosos e de interesse público, assumiu protagonismo no debate sobre a política militar norte-americana ao possibilitar o vazamento, em julho deste ano, de cerca de 70 mil documentos referentes à Guerra no Afeganistão.
O bloco de documentos esmiuçou detalhes sobre a condução da guerra no país asiático, desnudando dados precisos sobre a condução de combates e de fatalidades. Desde então, Julian Assange, ativista australiano e diretor da fundação, se encontra sob ataque do governo estadunidense, que o critica pela divulgação dos dados.
O banco de dados sobre o Afeganistão se tornou a maior quebra de segurança desse tipo na história militar dos Estados Unidos. O vazamento sobre a Guerra do Iraque, por sua vez, promete ser ainda maior.
De acordo com Lapan, citado no País, os documento poderiam conter informações sobre ataques contra as forças de coalização, as forças de segurança, civis e a infraestrutura do país.
.
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4739952-EI8142,00-Em+expectativa+por+novo+vazamento+WikiLeaks+amanhece+fora+do+ar.html

0 comentários:

Postar um comentário