Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Mais chifrudo conhecido: descoberto dinossauro com 15 chifres

Segundo cientistas, chifres serviam para atrair parceira


.
Caçadores de fósseis descobriram fósseis daquele que pode receber o dúbio título de animal mais chifrudo da história do nosso planeta. O dinossauro teria vivido há 76 milhões em um pântano quente e úmido onde hoje é o sul do Estado americano de Utah e ostentava 15 chifres na cabeça. As informações são do site do jornal The Guardian.
O kosmocerátops, como é chamado, tinha um crânio de 2 m e atingia 5 m do focinho ao rabo. Além disso, cientistas do Museu de História Natural de Utah acreditam que o animal pesaria cerca de 2,5 toneladas.
Existem muitas teorias sobre a utilidade dos chifres na região da "franja" de dinossauros como o tricerátops, hoje a mais aceita é de que tinham finalidade sexual (para atrair uma parceira) e de luta contra membros da mesma espécie. Apesar disso, as fêmeas também tinha a "franja", o que, segundo os cientistas, servia para espantar os predadores.
Os pesquisadores descobriram dois crânios da nova espécie em uma área de difícil acesso do Estado e tiveram que retirá-los de lá em um helicóptero. Outro "primo" do tricerátops foi descoberto pelos cientistas na mesma região. Ele recebeu o nome de utahcerátops e era maior que o kosmoceratops, mas bem menos chamativo.
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4692244-EI8147,00-Mais+chifrudo+conhecido+descoberto+dinossauro+com+chifres.html

0 comentários:

Postar um comentário