Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Fundamentalismo judeu

Fotos de nudez abalam comunidade de judeus ortodoxos em Israel
.
Uma chantagem envolvendo fotos de nu masculino e performances artísticas para pessoas dos dois sexos está abalando uma comunidade de judeus ortodoxos em Israel. Os haredi, como são conhecidos os praticantes do judaísmo ultra-ortodoxo, pregam uma interpretação fundamentalista das escrituras, o que inclui a separação entre homens e mulheres.

A polêmica começou quando o rabino Yitzhak Amnon, um dos líderes dos haredi, ordenou que os artistas ligados à seita não poderiam realizar performances ou espetáculos para plateias mistas, compostas por homens e mulheres. No entanto, a orientação provocou revolta tanto entre artistas quanto entre praticantes ligeiramente mais progressistas.

Segundo reportagem do jornal israelense Yedioth Ahronothpublicada nesta segunda-feira (13/9), um deles, Saklersky Shlomo, de 40 anos, teria tentado chantagear Amnon para que retirasse a proibição, ameaçando divulgar fotos em que o advogado do rabino aparece nu.
.
Shlomo foi preso pela polícia de Israel nesta segunda-feira em Tel-Aviv, sob acusação de extorsão. Os policiais afirmam que ele já tinha passagem, por "crimes violentos". A Justiça decretou a prisão preventiva do suspeito por 48 horas.

Versões

De acordo com os ultra-ortodoxos, Shlomo esteve na sede da entidade chefiada por Amnon com as fotos para tentar coagir o rabino a voltar atrás. Um funcionário da entidade teria tomado e rasgado as fotos.

No entanto, o suspeito alega que estava tentando se aproximar de Amnon, que já conhecia, para mostrar a ele que estaria "associado a pessoas que não estão preocupadas com os padrões de modéstia".

Embora o incidente tenha ocorrido semanas atrás, só agora o advogado teria apresentado queixa à polícia.

Outras polêmicas

No mês passado, o rabino Yitzhak Amnon comprou briga com a indústria musical e promotores culturais ao formar uma "comissão" não-oficial para monitorar artistas que realizam shows para plateias de ambos os sexos e organizar protestos em frente às casas de espetáculos que os permitem. Amnon também disse que os judeus deveriam rejeitar tais artistas e "quebrar seus discos".

O partido Shas, que representa os haredi, faz parte da atual coalizão governista em Israel, chefiada por Benjamin Netanyahu, do partido Likud. Entre outras medidas, o Shas defende a construção de novos assentamentos para judeus nos territórios palestinos e a expulsão de criançãs não-judias filhas de pais estrangeiros que trabalham em Israel.
.
http://operamundi.uol.com.br/noticias/FOTOS+DE+NUDEZ+ABALAM+COMUNIDADE+DE+JUDEUS+ORTODOXOS+EM+ISRAEL_6326.shtml

0 comentários:

Postar um comentário