Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Estímulo no cérebro pode mudar mão favorita

Pesquisa da Universidade da Califórnia, Estados Unidos, diz que, se certa região do cérebro recebe estímulos magnéticos, uma pessoa pode ter mudada sua lateralidade dominante, a preferência por uma das mãos. As informações são do site Science Daily.
Sempre que uma pessoa realiza uma atividade, por mais simples que seja, como por exemplo apertar o botão de um elevador, o cérebro é que decide se a mão usada será a direita ou a esquerda. Porém, segundo o estudo, com o estímulo magnético no cérebro a mão esquerda terá mais chances de ser a preferida.
O estímulo magnético na experiência foi aplicado no córtex parietal posterior do cérebro em 33 voluntários destros. Foi descoberto que ao aplicar o estímulo no lado esquerdo do cérebro cresceu o uso da mão esquerda nos voluntários.
O lado esquerdo do cérebro controla a coordenação motora do lado direito do corpo e vice versa. Ao estimular o córtex parietal, os neurônios que controlam os movimentos sofrem alterações. Pelo menos 80% das pessoas no mundo são destras. Porém a maioria das pessoas é ambidestra em situações nas quais apenas uma mão é necessária.
O estudo ajudará nas pesquisas sobre como os humanos tomam decisões, revelando um processo competitivo, pelo menos no que trata de ações manuais. O uso do estímulo magnético poderá ajudar na reabilitação de pessoas vítimas de acidentes no cérebro.

.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4707297-EI8147,00-Estimulo+no+cerebro+pode+mudar+mao+favorita.html

0 comentários:

Postar um comentário