Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Em missa na Escócia, papa alerta jovens sobre "tentações" como drogas, sexo e álcool

Em missa ao ar livre no Parque Bellahouston, em Glasgow (Escócia), papa alerta jovens contra tentações


.
O papa Bento 16 alertou os jovens nesta quinta-feira contra a ilusão representada pelas "tentações" como a droga, o sexo e o álcool. O alerta foi feito pelo pontífice a 65 mil expectadores, em uma missa ao ar livre no parque Bellahouston, em Glasgow, na Escócia. Foi a segunda etapa de sua viagem de quatro dias ao ao Reino Unido, após um rápido passeio de manhã por Edimburgo.
.
"Há muitas tentações que vocês devem enfrentar a cada dia --droga, dinheiro, sexo, pornografia, álcool-- e que o mundo lhes diz que lhes darão felicidade, quando, na verdade, essas coisas são destrutivas e criam divisão", declarou o papa no mesmo local onde seu antecessor, João Paulo 2º, reuniu 300 mil pessoas em uma missa há 28 anos.

"Só uma coisa permanece: o amor pessoal de Jesus por cada um de vocês. Busque-o, conheça-o e ame-o, e ele o libertará da escravidão da existência deslumbrante, mas superficial, que propõe frequentemente a sociedade atual", insistiu em sua homília aos fieis escoceses.

No público, bandeiras da Escócia e do Vaticano, além de algumas irlandesas e de outros países. Só puderam participar dessa missa católicos que, por meio de suas paróquias, pagaram uma contribuição de 20 libras (cerca de R$ 58) para financiar o transporte e a segurança, assim como uma mochila amarela de peregrino que levavam nas costas.
.
O papa também criticou o "laicismo" que impera na sociedade britânica e pediu aos fieis católicos que ajudem a "expor em público os argumentos promovidos pela sabedoria e a visão da fé". "Hoje em dia, alguns buscam excluir da esfera pública as crenças religiosas, relegá-las ao privado, alegando que são uma ameaça para a igualdade e a liberdade".

Antes da apresentação do papa, o público assistiu a shows, como o de Susan Boyle, a cantora católica escocesa que se tornou fenômeno mundial após aparecer na TV, que interpretou sua famosa "I dreamed a dream", do musical "Os miseráveis".

Pela manhã, Bento 16 fez um passeio de papamóvel no centro de Edimburgo, onde estavam reunidas 125 mil pessoas, segundo a polícia. Algumas traziam bandeiras, outras cartazes contra os padres pedófilos ou contra a recusa da Igreja Católica em ordenar mulheres.

Hoje à noite o papa segue para Londres, onde sua visita ganhará um tom mais ecumênico e político. Bento 16 tem um caminho delicado a trilhar na Inglaterra e na Escócia em relação à Igreja Anglicana, após sua oferta, em outubro passado, de tornar mais fácil a conversão dos anglicanos insatisfeitos com a ordenação de bispos gays e mulheres. As relações espinhosas vão estar em foco na sexta-feira, quando o papa deve se reunir com o arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, chefe da Igreja da Inglaterra, mãe da Igreja Anglicana, no palácio de Lambeth, em Londres.
.
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/800009-em-missa-na-escocia-papa-alerta-jovens-sobre-tentacoes-como-drogas-sexo-e-alcool.shtml

0 comentários:

Postar um comentário