Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Conheça um dos ''guardiões'' da chave que reinicia a web em caso de ataque

Ondrej Surý é um dos sete responsáveis por um guardar o cartão para 'reiniciar' a internet


.
magine um ataque aos Estados Unidos, que danifique os servidores vitais à segurança da internet. Um hacker então aproveita essa vulnerabilidade e começa a redirecionar endereços para sites maliciosos, provocando o caos em escala global e obrigando sete profissionais selecionados a utilizar smartcards que, juntos, fornecem uma senha para reiniciar a rede. Parece um cenário catastrófico demais para se tornar realidade?
Especialistas em segurança na web acham que não. Tanto que, no final de julho, foi apresentado ao mundo pela Icann (sigla em inglês para "Corporação para Atribuição de Nomes e Números na Internet") um comitê de sete “guardiões” de smartcards especiais – eles são semelhantes a um cartão de crédito comum, daqueles com chip. É preciso reunir ao menos cinco desses guardiões em um banco de dados nos EUA, para obter uma senha e reiniciar o protocolo de segurança DNS ("Sistemas de Nomes de Domínio"). O DNS permite que a rede tenha endereços de site legítimos, impedindo assim que um internauta seja levado a um site fraudulento quando digitar o endereço de seu banco, por exemplo.

Entre os sete guardiões está Ondrej Surý, da República Tcheca. Responsável por um dos cartões de segurança, ele é gerente de pesquisas e desenvolvimento em DNS, além de voluntário da Anistia Internacional em Praga (confira abaixo a entrevista com Surý). Os outros seis membros de diversas nacionalidades são Bevil Wooding (Trinidad e Tobago), Dan Kaminsky (Estados Unidos), Jiankang Yao (China), Moussa Guebre (Burkina Fasso), Norm Ritchie (Canadá) e Paul Kane (Inglaterra).

Além deles, outras 14 pessoas fazem parte de um grupo dos representantes de confiança da comunidade (TCR, na sigla em inglês) da Icann.
Senha
No caso de um desastre, Surý e os demais membros teriam de se encontrar em um banco de dados nos EUA, onde estão os módulos de segurança de hardware (HSM, na sigla em inglês). Juntos, seus cartões formariam uma senha para utilizar um desses equipamentos, dando assim início ao processo de recuperação do protocolo da internet.

“Para ter redundância, a Icann tem duas instalações em cada lado dos Estados Unidos”, diz Frederico Neves, coordenador técnico do Registro.br, organização que cuida do registros de domínios para a internet no Brasil. Ele também participa do TCR, mas como Oficial de Criptografia da Instalação da costa leste norte-americana. “Estamos lá para assegurar à comunidade que tudo seja feito de acordo com os procedimentos nessas cerimônias de controle de chaves de segurança. A maior parte do trabalho é documentar, auditar e ter um nível de garantia de que tudo está de acordo com as regras”, explica.

Apesar de ser uma posição de confiança, os membros são todos voluntários – até mesmo as passagens para as cerimônias de troca de chaves de segurança saem dos bolsos deles. Por telefone, o especialista tcheco conversou com o UOL Tecnologia e conta como é ter a segurança
UOL Tecnologia - Qual o seu papel nessa comunidade de representantes confiáveis da Icann?

Ondrej Surý – O DNS é um protocolo de internet, algo como as páginas amarelas [da lista telefônica]. Se você digita o nome de um website, ele o converte em um número IP [protocolo de internet], garantindo que o internauta entre em páginas autênticas, receba e-mails e realize outras atividades online. O que o DNS faz é levar o internauta a uma página real. Sem isso, um hacker poderia utilizar um endereço de IP e direcionar as pessoas para um site falso.

Esse sistema precisa ser protegido. Nós operamos a chave principal de segurança do DNS na costa oeste e leste dos Estados Unidos. No improvável caso dos dois módulos de segurança de hardware serem apagados ao mesmo tempo, ao menos cinco pessoas deveriam ir aos EUA e restaurar o backup do sistema.

UOL Tecnologia - De repente, você apareceu no mundo inteiro em notícias sobre as "sete chaves da internet no apocalipse". O que pensou sobre isso?

Surý – É um papel importante, mas não tanto quanto foi colocado pelos artigos ingleses. Para que sejamos acionados, é preciso que as duas unidades nos extremos dos EUA sejam avariadas e deletadas. E eu teria de ir até lá para utilizar minha chave, fazendo o backup do backup. É algo tão improvável que eu não acho que vá acontecer algum dia.

Mas é importante ter essa garantia de segurança. Além disso, os artigos falavam sobre "instalações secretas", mas não são! Ambas têm endereços públicos, embora sejam de alta segurança. E isso é importante: tanto que uma pessoa não pode abrir os códigos sozinha.

UOL Tecnologia - Por que a Icann escolheu você?

Surý – Eu acho que foi porque trabalho com segurança de DNS há algum tempo. Mesmo antes desse processo todo, já estava envolvidos com o assunto. É como se fosse um gesto de gratidão: já fizemos muito para manter o protocolo seguro. Além disso, eles precisavam melhorar alguns fatores e é necessário um nível de conhecimento para saber sobre todos os procedimentos.
UOL Tecnologia – O que acontece se você perder este smartcard?

Surý – Seria complicado. Tecnicamente, há mais seis cartões e você precisa de apenas cinco. Mas eu ficaria tão envergonhado que isso me deixaria triste pelo resto da vida.

UOL Tecnologia - Mesmo sendo improvável, se acontecer um ataque o que seria preciso fazer?

Surý – Precisamos estar fisicamente juntos e ler o smartcard nos Estados Unidos, porque a chave funciona direto no módulo de segurança de hardware. Nós o usaríamos para restaurar o backup da chave mestra. Para isso, temos de estar no prédio.

UOL Tecnologia - E se não funcionar?

Surý – Aí vira caso de emergência, o que seria ruim. Mas há 90 dias para restaurar a chave. É bastante tempo para testes, são três meses para assegurar uma nova operação e tomar alguma ação.

UOL Tecnologia - Você acha que algum dia vai precisar usar a chave?

Surý – Não, eu espero não ter de usar, seria muito ruim. Porque algo de errado teria de acontecer com as duas costas dos Estados Unidos ao mesmo tempo e isso acabaria envolvendo a segurança do mundo inteiro.
.
http://tecnologia.uol.com.br/seguranca/ultimas-noticias/2010/09/21/conheca-um-dos-guardioes-da-chave-que-reinicia-a-web-em-caso-de-ataque.jhtm

0 comentários:

Postar um comentário