Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Pesquisadores descobrem as flechas mais antigas conhecidas

Pesquisadores descobriram na África do Sul o que acreditam ser as mais antigas flechas já encontradas. Os cientistas encontram pedras de 64 mil anos que afirmam ser pontas de flechas. A descoberta foi reportada no jornal especializado Antiquity. As informações são da BBC.
Exames nas pedras indicam restos de sangue e ossos. As cabeças de flecha foram encontradas em antigos sedimentos da caverna Sibudu, que têm cerca de 100 mil anos. "Nós levamos (as pedras) diretamente do local, em pequenos sacos (de plástico), para o laboratório. (...) Então começamos o trabalho tedioso de analisá-las (microscopicamente), olhando a distribuição de padrões de resíduos de sangue e osso", diz à reportagem Marlize Lombard, da Universidade de Johannesburg, que liderou a pesquisa.
O formato das peças indicava onde elas impactavam e ficavam danificadas e também indicou que fariam parte de projéteis, e não da ponta de lanças. As pontas de flecha também continha restos de cola feita com resina de plantas - os pesquisadores acreditam que se utilizava essa cola para prender mais rapidamente as pontas às flechas.
De acordo com a reportagem, a descoberta indica que o desenvolvimento da "tecnologia" do arco e flecha ocorreu pelo menos 20 mil anos do que se acreditava.
"Caçar com arco e flecha requer planejamento complexo, coleta de material e preparação de ferramentas e implica uma extensão da inovação social e habilidades de comunicação", afirma o artigo que descreve a pesquisa. "Nós podemos agora ficar mais e mais confiantes de que há 60-70 mil anos, na África do Sul, pessoas estavam vivendo, em um nível cognitivo, muito similarmente como nós", diz a pesquisadora à reportagem.
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4643925-EI8147,00-Pesquisadores+descobrem+as+flechas+mais+antigas+conhecidas.html

0 comentários:

Postar um comentário