Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Grupos diversos se unem por centro islâmico em NY

Grupos muçulmanos, judaicos, cristãos e laicos formaram na quarta-feira uma coalizão para dar apoio à construção de um centro cultural islâmico perto do terreno onde ficava o World Trade Center, uma obra que provocou um acalorado debate nos Estados Unidos.
O centro cultural, no qual haveria também uma mesquita, foi visto como uma afronta por políticos e cidadãos conservadores, indignados com a realização de cultos islâmicos tão próximos do local onde militantes muçulmanos mataram quase 3 mil pessoas em 11 de setembro de 2001, lançando aviões comerciais contra as torres gêmeas do World Trade Center.
Mas a recém-criada coalizão Vizinhos de Nova York pelos Valores Americanos, formada por 40 entidades, disse que o debate está gerando medo e divisão, e que é preciso lutar pelo respeito às liberdades previstas na Constituição.
"Não fomos atacados pelo mundo muçulmano", disse Donna O'Connor, porta-voz do grupo Famílias do 11 de Setembro por Amanhãs Pacíficos, e cuja filha ¿ grávida ¿ foi morta no atentado.
"Apoiamos cem por cento o centro cultural islâmico na cidade de Nova York", acrescentou ela.
O assunto virou tema da campanha para as eleições parlamentares de novembro, e muitos dos taxistas muçulmanos de Nova York disseram que a polêmica motivou um recente ataque a um colega.
O motorista Ahmed Sharif, 43 anos, imigrante de Bangladesh, disse ter sofrido cortes no pescoço, rosto e ombro na terça-feira, e que a agressão foi cometida por um passageiro que lhe perguntou se ele era muçulmano e observava o jejum no atual mês do ramadã.
A polícia disse que o caso está sendo investigado como crime racial, e que um rapaz de 21 anos foi preso como suspeito.
O jornal The New York Times disse que o suposto agressor foi voluntário na ONG Intersections International, que promove a compreensão entre as culturas e neste mês divulgou nota em prol da construção do centro cultural islâmico.
Em nova nota, a Intersections International declarou que não comentaria ligações do jovem com a organização. "Deploramos a violência e qualquer ato que possa ser categorizado como crime de ódio", disse a ONG.
Bhairavi Desai, dirigente da Aliança dos Trabalhadores de Táxis de Nova York, afirmou que polêmica sobre o centro cultural deixou os muçulmanos de Nova York vulneráveis. A entidade estima que metade dos taxistas da cidade professe a fé islâmica.
O prefeito Michael Bloomberg receberá Sharif na quinta-feira em seu gabinete. "Este ataque vai contra tudo o que os nova-iorquinos acreditam, não importa para qual Deus nós rezemos", disse Bloomberg em nota.
.
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4642819-EI8141,00-Grupos+diversos+se+unem+por+centro+islamico+em+NY.html

0 comentários:

Postar um comentário