Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Estudo: pássaro "monstro" usava bico como um machado

Estudo do fóssil do Andalgalornis indica que animal usava bico como um machado


.
Um recente estudo indica que uma enorme espécie de pássaro que viveu na América do Sul, no que hoje é o noroeste da Argentina, há 60 milhões de anos matava suas presas ao usar seu enorme bico como um machado. "Esses caras não eram lutadores; eles não podiam lutar com sua presa. (...) Eles tinham que ficar longe e andar em volta dando golpes como se fossem machadadas", diz Lawrence Witmer, pesquisador da Universidade de Ohio. As informações são do site do jornal Daily Mail.

O cientista afirma que as aves atuais têm crânios com ossos finos e com grande mobilidade entre eles, o que garante que eles sejam leves. O Andalgalornis, ao contrário, tinha juntas mais rígidas, o que lhe conferia um crânio mais forte que poderia até quebrar os ossos das presas.

Estudos do fóssil, porém, indicaram que seu ponto fraco eram as laterais do crânio que eram frágeis e não resistiam às pressões. Além disso. as pesquisas indicaram que o animal não tinha uma mordida forte, mas ele compensaria essas limitações ao utilizar o bico como um machado.

O crânio passou por scanner de computador e depois por um simulador. O estudo reproduziu três movimentos: morder puxando para trás (como se estivesse cortando a vítima com a ponta do bico), atacando com um movimento de cima para baixo (como se fosse um machado) e o de agitar o crânio de um lado para o outro (para "destroçar" pequenas vítimas ou para lutar com presas grandes). O simulador indicou que o terceiro movimento gerava muita tensão no crânio do animal, o que seria perigoso para ele, ao contrário dos outros dois (Veja mais detalhes na aba "Fotos" acima).

Comparado com outras aves - uma águia e uma seriema, no caso - a simulação indicou que o pássaro ancestral tinha um crânio mais adaptado aos dois primeiros movimentos.

Segundo o pesquisador, o crânio do animal tinha uma estrutura rígida e um bico oco e ele empregaria uma estratégia de "atacar e recuar". "(O pássaro) tentava matar o animal e então engoli-lo inteiro, se possível, ou utilizar o bico e o forte pescoço para cortar pedaços de carne", diz o pesquisador à reportagem.

A ave fazia parte da família Phorusrhacidae, a qual os cientistas acreditam ter desaparecido há cerca de 2,5 milhões de anos. Ele tinha 1,4 m de altura e cerca de 40 kg.

.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4631716-EI8147,00-Estudo+passaro+monstro+usava+bico+como+um+machado.html

0 comentários:

Postar um comentário