Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Estudo: ancestral mais antiga dos humanos tem 200 mil anos

Eva, considerada a mais antiga ancestral conhecida dos seres humanos atuais, teve confirmada a idade de 200 mil anos, diz estudo publicado na revista americana Theoretical Population Biology, segundo informações do site LiveScience. É a mesma época em que humanos anatomicamente modernos começaram a surgir.
O estudo é baseado na análise do DNA mitocondrial. Este DNA é encontrado no centro de produção de energia das células e é passado praticamente apenas pela mãe. Raros são os casos em que é passado pelo pai.
Porém, mesmo com essas informações, os cientistas não podem garantir que ela é a primeira mulher, mesmo que apenas descendentes dela possam ter sobrevivido até atualmente. "Existiram outras mulheres antes. Porém nenhuma com o DNA tendo passado pelas gerações até hoje", disse à LiveScience Marek Kimmel, professor de Estatística na Universidade de Rice, Estados Unidos.
Enquanto a maioria dos organismos de DNA contém núcleos de células, mitocôndrias também possuem material genético, porém menos, o que faz que sua análise seja facilitada. O DNA mitocondrial contém partes que o fazem poder ser comparados à humanidade atual.
No estudo, foram estimadas a produção de dez modelos genéticos para determinar quando Eva viveu. O começo foi com dados de DNA previamente coletados. Dos vários grupos de ancestrais existentes, alguns acabam sumindo, outros raros conseguem ir passando seus genes a frente. Eva é a mais antiga a conseguir e que se tem conhecimento.
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4634348-EI8147,00-Estudo+ancestral+mais+antiga+dos+humanos+tem+mil+anos.html

0 comentários:

Postar um comentário