Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Bactérias voltam vivas à Terra após 553 dias no espaço

Cientistas levaram para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) bactérias encontradas na região de Beer, na Costa Sul da Inglaterra, e estas sobreviveram por 553 dias do lado de fora da estação, além de voltarem com vida à Terra. A expectativa era de que após pouco mais de um ano todas morressem. As informações são da BBC.
As sobreviventes estão sendo estudadas em um laboratório na cidade de Milton Keynes, também na Inglaterra. O experimento é parte da pesquisa que procura bactérias que podem ser úteis no futuro a astronautas que explorarão o resto do Sistema Solar, fora da órbita da Terra. "É possível que bactérias possam ser usadas em sistemas que ajudarão no futuro, como extração de minerais de rochas", disse a BBC a doutora Karen Olsson-Francis, da Universidade Aberta, em Milton Keynes, cujos pesquisadores iniciaram o estudo.
Esse tipo de pesquisa vai ao encontro da teoria que microorganismos podem de alguma maneira ser transportados entre planetas por rochas, em meteoritos, para espalhar vida em locais em que ela não exista.
Os pesquisadores da universidade coletaram rochas da cidade de Beer e as enviaram para a estação. Os cientistas não sabiam que as bactérias poderiam voltar vivas à Terra, mas sabiam que o material continha diferentes tipos de micróbios. A rocha foi enviada à ISS em 2008, com os resultados sendo divulgados agora.
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4637654-EI301,00-Bacterias+voltam+vivas+a+Terra+apos+dias+no+espaco.html

0 comentários:

Postar um comentário