Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

sábado, 17 de julho de 2010

Deputado britânico abre debate sobre uso do véu islâmico


.
LONDRES, 17 Jul 2010 (AFP) -Um deputado britânico disse neste sábado que se nega a se reunir com cidadãs muçulmanas em sua circunscrição se elas cobrirem o rosto com um véu, e propôs um projeto de lei para proibir essa vestimenta.
Philip Hollobone, parlamentar do Partido Conservador, a formação do primeiro-ministro David Cameron, deseja para seu país uma lei como a que os deputados da Câmara Baixa francesa aprovaram nesta semana, que proíbe o uso do véu islâmico integral em escritórios e espaços públicos.
Em sua circunscrição de Kettering, no centro da Inglaterra, o deputado disse que costuma pedir às mulheres muçulmanas que retirem o véu que cobre o rosto caso queiram reunir-se com ele.
O ministro da Imigração, Damian Green, julgou, por sua vez, "muito pouco provável" a adoção do projeto de lei.
"Dizer às pessoas o que podem ou não podem usar quando caminham pela rua é uma forma de agir que não me parece muito britânica. Somos uma sociedade tolerante que pratica o respeito mútuo", declarou o ministro ao jornal Sunday Telegraph.
Ele reconheceu, no entanto, que em certas circunstâncias é importante ver o rosto da outra pessoa.
Mas a adoção de um texto "é muito pouco provável e não seria desejável que o parlamento britânico tente adotar ou adote uma lei que dite o que as pessoas podem usar", completou.
Diferentemente da França, declarou o ministro, a Grã-Bretanha não é um país "agressivamente laico".
Em declarações ao jornal The Independent, Philip Hollobone explicou que se uma mulher se nega a tirar o véu, "a convidaria a se comunicar comigo de outra forma, provavelmente por meio de uma carta".
O deputado completou: "Deus nos deu o rosto para sermos expressivos. (O rosto) não apenas conta as palavras que dizemos, mas também se estamos sorridentes, tristes, enfadados ou frustrados. Nada disso se vê se a cara está coberta".
.
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4571887-EI294,00-Deputado+britanico+abre+debate+sobre+uso+do+veu+islamico.html

0 comentários:

Postar um comentário