Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Telescópio capta imagem de 'lábios humanos' no espaço

O que parece uma boca humana é uma nuvem de poeira soprando da estrela gigante V385 Carinae, que aparece no centro como um ponto branco
.

O telescópio em infacermelho Wise da Agência Espacial Americana, Nasa, capturou uma imagem inusitada no espaço. O que parece uma boca humana é uma nuvem de poeira soprando de uma estrela gigante. A estrela (ponto branco no centro do anel vermelho) é uma das moradoras mais maciças da nossa galáxia Via Láctea, a V385 Carinae e fica a uma distância de cerca de 16 mil anos-luz da Terra.

Segundo os astrônomos, objetos como esse são chamados de estrelas Wolf-Rayet e, em comparação, fazem com que o nosso Sol pareça insignificante. A V385 Carinae é 35 vezes mais massiva que nosso Sol, e tem um diâmetro quase 18 vezes maior. É mais quente e brilha com mais de um milhão de vezes a quantidade de luz.

Estrelas ardentes assim queimam rapidamente tendo uma vida considerada curta para o espaço, apenas poucos milhões de anos. À medida que envelhecem, os átomos mais pesados vão 'cozinhando' dentro delas - como os átomos de oxigênio que são necessários para a vida como nós conhecemos.

O material resultante desta queima é soprado para fora em nuvens, como a que brilha intensamente na cor vermelha na imagem do Wise.

.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4513789-EI301,00-Telescopio+capta+imagem+de+labios+humanos+no+espaco.html

0 comentários:

Postar um comentário