Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Macacos usam filhotes para impressionar os outros, diz estudo

Não muito tempo atrás, Julia Fischer, do Centro Alemão de Estudo de Primatas, em Gottingen, se divertiu quando viu dois de seus distintos colegas homens se vangloriando sobre um tópico muito diferente dos motivos usuais de bazófias acadêmicas - ensaios publicados, verbas de pesquisa conquistadas, vitórias que humilham intelectuais rivais. "Um deles disse, com orgulho, que tinha três filhos", recorda Fischer. "E o outro rebateu dizendo que tinha quatro filhos". "Há homens que vão se gabar de seus Porsches", ela acrescentou. "Aqueles dois estavam se gabando de seu número de filhos".

E embora Fischer relute em estabelecer comparações levianas entre os seres humanos e outros primatas, não conseguiu deixar de pensar nos macacos de Gibraltar, que ela estuda e para os quais não há nada que confira mais status ou impressione mais os outros rapazes do que caminhar pela região carregando um filhotinho.

Em estudo publicado na edição atual da revistaAnimal Behaviour, Fischer e seus co-pesquisadores descrevem o modo pelo qual os macacos de Gibraltar usam os filhotes como "dispendiosas ferramentas sociais", para o propósito expresso de formar relacionamentos com outros machos e expandir sua influência social. "Se você deseja fazer amizade com o potentado local, melhor levar um bebê. Se o objetivo é reforçar uma aliança com outro macho ou reparar uma amizade abalada, melhor não esquecer o bebê".

.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4523509-EI8145,00-Macacos+usam+filhotes+para+impressionar+os+outros+diz+estudo.html


0 comentários:

Postar um comentário