Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

domingo, 13 de junho de 2010

Cometas do Sistema Solar podem ter se formado em outras estrelas


Muitos dos cometas mais conhecidos da história, incluindo o Halley, o Hale-Bopp e o McNaught, podem ter nascido em órbita de outras estrelas que não o Sol, de acordo com novo estudo do astrônomo Martin Duncan, da Queen's University, e de uma equipe internacional de astrônomos.

"Quem quer que tenha observado a cauda de um cometa no céu pode ter olhado para material de outra estrela", disse Duncan, em nota. O trabalho está no Science Express, o serviço de publicação online de artigos científicos da revista Science.

Os pesquisadores usaram simulações de computador para mostrar que o Sol pode ter capturado pequenos corpos congelados de estrelas-irmãs, na época em que se encontrava em um berçário de estrelas, e que isso pode ter criado um reservatório de cometas.

Embora o Sol, hoje, não tenha estrelas companheiras, acredita-se que tenha se formado em um aglomerado contendo centenas de estrelas em grande proximidade, todas no interior de uma densa nuvem gasosa.

.

Imagem do cometa Hale-Bopp, que foi visível da Terra em 1997 e pode ter vindo de outra estrela. Nasa

.

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,cometas-do-sistema-solar-podem-ter-se-formado-em-outras-estrelas,564538,0.htm

0 comentários:

Postar um comentário