Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Cientistas tentam recriar som da "partícula de Deus"

Cientistas simularam o som de partículas subatômicas produzidas no Grande Colisor de Hádrons (GCH), na Suíça. O objetivo é facilitar a identificação da chamada "partícula de Deus" - o bóson de Higgs - cuja existência ainda não foi confirmada, mas que, segundo teorias, daria massa a todas as outras.

A cientista Lily Asquith coordenou a equipe que desenvolveu o modelo que transforma dados do gigantesco experimento Atlas, no GCH, em sons. "Se a energia estiver perto de você, você ouve um som grave, e se estiver mais longe, mais agudo", disse Asquith.

O colisor é um projeto milionário construído na fronteira entre a França e a Suíça para tentar responder algumas perguntas fundamentais para a física. O experimento acontece em um túnel circular de 27 km de comprimento, repleto de imãs que "conduzem" partículas de prótons pelo imenso anel.

.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4516806-EI8147,00-Cientistas+tentam+recriar+som+da+particula+de+Deus.html

0 comentários:

Postar um comentário