Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Cientistas gravam música produzida pelo sol

Astrônomos da Universidade de Sheffield, Inglaterra, conseguiram gravar, pela primeira vez, as harmonias musicais produzidas pelo campo magnético na atmosfera do Sol. Eles descobriram que os gigantescos laços magnéticos que surgem na camada mais externa da atmosfera solar, conhecidos como "loops coronais", comportam-se como elementos de instrumentos musicais.

Usando imagens de satélites desses loops, que chegam a medir 96.000 km de comprimento, os cientistas conseguiram reproduzir o som convertendo as vibrações visíveis e aumentando a freqüência das ondas. Os loops coronais vibram de um lado para outro porque são "tocados" como as cordas de uma guitarra pela explosão de ondas na superfície do Sol. Em outros casos, elas vibram para frente e para trás imitando as ondas acústicas em um instrumento de sopro.

Robertus von Fáy-Siebenbürgen, chefe do grupo de pesquisa de física solar da Universidade de Sheffield, disse que é empolgante poder escutar, pela primeira vez, sons vindos de uma fonte tão poderosa. "O estudo nos proporciona aprender coisas novas sobre a física que domina as camadas mais externas do sol, onde as temperaturas chegam a milhões de graus". Ele disse ainda que, com o tempo, as ondas morrem e isso está revelando segredos sobre a física na atmosfera do sol.

.

http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia-tecnologia/cientistas-gravam-musica-produzida-pelo-sol-571873.shtml

.


0 comentários:

Postar um comentário